22 de Agosto de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Cidades europeias analisam candidatura de Coimbra

19 de Julho 2019

Representantes de cinco cidades europeias – Aix-en-Provence, Esch-sur-Alzette, Poitiers, Salamanca e Santiago de Compostela – participam no seminário “Europa de Cidades, Europa de Cultura”, que decorre hoje e amanhã, no Café Concerto do Convento São Francisco.

Promovido pela Câmara Municipal de Coimbra e pelo Grupo de Trabalho da candidatura, este encontro insere-se na candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027 e tem como mote o tema “Como estabelecer um quadro de cooperação e mobilidade europeia?”.

Ao longo da sua história, Coimbra desenvolveu relações com as principais cidades de cultura europeias, que se foram concretizando num relevante conjunto de geminações. Importa não apenas aprofundar as relações entre Coimbra e outras cidades europeias, mas também estimular a cooperação entre as instituições culturais de cada uma destas cidades europeias, com vista ao estabelecimento de uma rede de intercâmbios artísticos e culturais, a desenvolver num programa específico de trabalho”, explica a autarquia que, neste momento em que Coimbra prepara a sua candidatura, quer aproveitar a experiência destas e outras cidades, no sentido de criar “novas dinâmicas culturais e urbanas fundamentais para o reforço da sua vocação europeia”.

Recorde-se que esta candidatura está a ser impulsionada pela Câmara Municipal de Coimbra, que a 5 de junho de 2018 apresentou a equipa. Na ocasião, o presidente da autarquia, Manuel Machado, salientou que esta “é uma candidatura que terá de unir e reunir toda a cidade em consensos alargados”, sendo “uma candidatura para valorizar Coimbra, a região e o país”.

O Grupo de Trabalho Coimbra 2027 é constituído por Luís de Matos, António Pedro Pita, Cristina Robalo Cordeiro, Luís Filipe Menezes, Manuel Rocha e Nuno Freitas.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM