“Não Deixe Lixo na Praia, Nada Deixe Senão Pegadas” é o mote da ação de limpeza que vai decorrer amanhã na Praia da Tocha. Promovida pelo Município de Cantanhede, no âmbito do Programa Bandeira Azul e do Projeto Limpar Portugal, esta iniciativa começa às 9h30, na Praceta Francisco Guímaro, junto da sede da Associação de Bodyboard dos Palheiros da Tocha, e tem como principal objetivo sensibilizar e mobilizar os cidadãos a participarem de forma voluntária na limpeza das praias, reduzindo assim a quantidade de resíduos gerados e depositados no litoral.
Por outro lado, a ação visa também alertar a população para a necessidade de manter a praia limpa, fomentando uma educação ambiental e responsabilidade social, alertando desde logo para os riscos da poluição marítima e da destruição de ecossistemas marinhos, bem como para os perigos que podem representam para a saúde pública.
Esta atividade surge no âmbito de uma parceria estabelecia entre o Município de Cantanhede, através do Serviço Municipal de Proteção Civil e Recursos Naturais e a Associação de Bodyboard dos Palheiros da Tocha, contando ainda com a colaboração da empresa municipal INOVA-EM.
Paralelamente, decorre a atividade “Os suspeitos do costume – Do rio ao mar, sem lixo!”, que pretende alertar para o problema do lixo marinho nas nossas praias, através da identificação dos resíduos mais abundantes (TOP 10), das suas origens e fontes, impactos e reflexão sobre formas de os evitar.