22 de Janeiro de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Ciclovia vai ligar Figueira da Foz, Cantanhede e Mira

22 de Janeiro 2021

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra já assinou o contrato de empreitada para a construção da Rota Eurovelo 1 – Rota da Costa Atlântica no seu território, via ciclável que vai ligar os concelhos da Figueira da Foz, Cantanhede e Mira.

O projeto visa a ligação ciclável intermunicipal entre os três concelhos do litoral ao longo de 83 quilómetros, através de um traçado que aproveitará as estradas florestais e vias cicláveis já existentes, com troços em piso compactado e em piso pavimentado.

“A sua execução é decisiva para o desenvolvimento da Rota Eurovelo 1 em Portugal. A Eurovelo 1 – Rota da Costa Atlântica integra a Rede Europeia de Rotas Cicláveis – Eurovelo, constituída atualmente por 15 rotas cicláveis de longa distância, que cruzam todo continente Europeu”, realça a CIM que, com este projeto, pretende “potenciar as características naturais únicas deste território através da perfeita simbiose com a Costa Atlântica”. Considera, ainda, que se trata de “um projeto absolutamente estruturante para a valorização turística, assim como para a mobilidade sustentável da população”.

O percurso estende-se ao longo da Costa Atlântica entre o limite sul do concelho da Figueira da Foz e o limite norte do concelho de Mira, passando por vários pontos de interesse turístico, ambiental e recreativo que existem na região, como é o caso do Mosteiro de Santa Maria de Seiça, Estuário do Mondego, Praia do Relógio, Praia da Claridade, Cabo Mondego, Matas Nacionais, Praia da Tocha, Museu Etnográfico da Praia de Mira, Praia de Mira, Ria de Aveiro, entre outros.

De acordo com a CIM Região de Coimbra, esta obra representa um investimento de 2.187.900 euros (acrescidos de IVA) e tem um prazo de execução de 18 meses, devendo arrancar após a emissão de visto do Tribunal de Contas. O projeto é cofinanciado pelo Programa Valorizar promovido pelo Turismo de Portugal. A parte do investimento não cofinanciada será candidata ao Programa Operacional Regional do Centro 2020, uma vez que esta via ciclável visa também oferecer soluções de mobilidade urbana sustentável nas deslocações da população, que contribuam para a descarbonização da mobilidade e para os objetivos do Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS) da CIM Região de Coimbra.

Permitirá, assim, criar condições não só para as pessoas que optem por se deslocar através da utilização da bicicleta como meio de transporte sustentável mas servirá também de incentivo à promoção da intermodalidade da Região.

Este projeto estará também interligado com a Ciclovia do Mondego (parcialmente já construída e que conta com o projeto de execução aprovado para a sua ligação até Coimbra) e com a futura Ecopista do Antigo Ramal Ferroviário da Figueira da Foz (também já com projeto de execução aprovado), que serão ambas candidatas a fundos comunitários, contribuindo para a concretização da estratégia de criação de uma rede ciclável estruturante na Região de Coimbra.

A EuroVelo 1 pretende ainda promover a conexão ao Portuguese Trails – turismo de natureza promovido pelo Turismo de Portugal, bem como o reconhecimento internacional da marca, conhecimento do território e a valorização dos recursos endógenos.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM