O quarto Ciclo de Teatro e Artes Performativas Mimesis é organizado pela Universidade de Coimbra (UC) e decorre até 15 de junho, maioritariamente na cidade de Coimbra, levando ainda um espetáculo e algumas atividades à Figueira da Foz.
“Temos os meses de maio e junho particularmente intensos em Coimbra, mas mesmo assim os parceiros culturais aderiram em massa a esta proposta, que nos vai permitir apresentar uma programação que não andará longe das 40 iniciativas”, anunciou o vice-reitor da Universidade de Coimbra para a Cultura, a Comunicação e a Ciência Aberta, Delfim Leão.
O programa do Ciclo Mimesis inclui cerca de 40 atividades, destacando o teatro, dança, performance e atividades para crianças, subordinadas ao tema “Horizonte”, que procuram valorizar a criação e a prática artística, promover a investigação especializada, aprofundar a formação e qualificação na área das artes e contribuir para a diversidade e qualidade da programação cultural, ao estimular o diálogo entre a UC, a cidade, a região e o país.
Entre as principais atrações, é possível destacar a mostra de teatro universitário “Medeia”, a 25 de maio, levada pela Associação Cultural Thiasos ao Teatro Académico Gil Vicente. No mesmo dia, a Real República Pra-Kys-Tão apresenta “Horizonte Submisso”. Já “Pulsam os Papiros”, da Associação Cultural Tarrafo, sobe ao palco do Salão Brazil a 7 de junho.