23 de Setembro de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Ciclo de serenatas leva música ao centro histórico

5 de Julho 2019

O ciclo “Serenatas com a lua por perto” vai levar a música ao centro histórico de Coimbra, mais precisamente à zona classificada como Património Mundial da UNESCO. Promovido pela Orquestra Clássica do Centro (OCC), este evento prolonga-se até outubro, com a realização de quatro grandes espetáculos que irão acompanhar as quatro fases da lua, onde se destaca o concerto de homenagem ao cirurgião Alexandre Linhares Furtado, marcado para dia 20.

Ciclo homenageia, no dia 20 de julho, Linhares Furtado

As serenatas vão decorrer, se o tempo o permitir, em espaços abertos. Protagonizados pela OCC, na sua formação de câmara ou clássica, estes concertos terão como solistas convidados Elisabete Matos ou Mário João Alves. O programa abre no dia 10, às 17h30, no Palácio da Justiça, com a serenata “Quarto Crescente”.

Continua no dia 20, às 21h00, no Pátio das Escolas da Universidade de Coimbra (UC), com a serenata “Lua Cheia”, um espetáculo de homenagem a Alexandre Linhares Furtado, promovido no âmbito das comemorações dos 50 anos do primeiro transplante hepático com dador vivo realizado em Portugal, ocorrido a 20 de junho de 1969, nos Hospitais da Universidade de Coimbra.

No dia em que se assinalam os 50 anos deste primeiro transplante, a OCC homenageia Linhares Furtado, que preside também à Assembleia Geral desta Orquestra. Este concerto vai acontecer num dia histórico para a medicina mas também para o mundo já que, no mesmo dia, a 20 de julho de 1969, chegava o homem à lua. Associam-se a esta homenagem a Universidade de Coimbra, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra – Hospital da Universidade, a Faculdade de Medicina, o Instituto Português do Sangue e Transplantação, a Sociedade Portuguesa de Transplantação, a Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, a Faculdade de Direito, a associação Hepaturix e o Centro Cirúrgico de Coimbra.

O ciclo continua a 20 de setembro, na Biblioteca da UC, com a serenata “Quarto Minguante” e encerra a 1 de outubro, Dia Mundial da Música, com a serenata “Lua Nova”, no Museu Nacional de Machado de Castro (MCMC).

Este evento conta com o apoio da Direção Geral das Artes, UC, MNMC, Tribunal da Relação e Câmara de Coimbra. Todos os espetáculos têm entrada gratuita.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM