O Centro de Congressos do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) vai acolher no próximo fim de semana (7 e 8 de setembro), o evento “Literacia em saúde, um desafio emergente – contributo para o bem-estar dos cidadãos”, para assinalar o Dia Internacional da Literacia.
No primeiro dia (7), pelas 16h30, terá lugar a apresentação do “Manual de Literacia em Saúde”, numa sessão que conta com a presença de Cristina Vaz de Almeida, presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS), Carlos Santos, presidente do Conselho de Administração do CHUC e Áurea Andrade, Enfermeira Diretora. Pelas 18h, haverá um momento cultural, seguido de uma sessão de autógrafos com os autores.
A 8 de setembro, a sessão de abertura está marcada para as 09h30 com a presença de diversas personalidades.
O evento, em formato híbrido, presencial e online, (através da plataforma Microsoft Teams), seguirá com abordagens a algumas das temáticas mais prementes na área da literacia em saúde. Adalberto Campos Fernandes falará, pelas 10:30h, do tema “Investir na literacia em saúde é investir no bem-estar dos cidadãos”, seguindo-se Manuela Grazina que vai conversar sobre “Futurómica: integrar a ciência na prática clínica para decisão em saúde – da nutrição às dependências”.
Pelas 14:30h, terá lugar uma mesa dedicada à área da comunicação, intitulada “Comunicação: fator-chave na promoção da literacia em saúde”, moderada por Emília Torres, Enfermeira Adjunta da Enfermeira Diretora para a Gestão da Qualidade e Segurança CHUC.
Sérgio Abrunheiro, Enfermeiro do Grupo Literacia para a Segurança dos Cuidados de Saúde de Enfermagem do CHUC e Secretário da Mesa da Assembleia Geral da SPLS fará a apresentação do e-book “Literacia em saúde, um desafio emergente – a exigência de um compromisso global”, pelas 16h45.
A sessão de encerramento do evento está marcada para as 17h15 e conta com a presença de Cristina Vaz de Almeida e Áurea Andrade. Seguir-se-á um momento cultural.
O Dia Internacional da Literacia, que se celebra a 8 de setembro, foi proclamado pela UNESCO, em 1966, com o objetivo de destacar a importância da literacia para todos os indivíduos, comunidades e sociedades.