14 de Maio de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

CHUC efetua tratamento inovador na região Centro

23 de Novembro 2018

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) acaba de realizar, pela primeira vez na região Centro, um tratamento percutâneo de correção de insuficiência de uma válvula do coração.

Em nota divulgada, o CHUC explica que este tratamento foi efetuado, no dia 15, pela Unidade de Intervenção Cardiovascular (UNIC) do Serviço de Cardiologia, que procedeu à “correção da insuficiência valvular mitral severa em dois doentes que não eram candidatos cirúrgicos, utilizando para o efeito uma implantação não cirúrgica de um novo dispositivo chamado ‘MitraClip’”.

Trata-se de uma pequena prótese cardíaca, introduzida através de uma picada na pele, que prende os folhetos da válvula mitral reduzindo assim de forma significativa a insuficiência valvular.

O Serviço de Cardiologia do CHUC, dirigido por Lino Gonçalves, é um Centro de Referência em Cardiologia de Intervenção Estrutural e esta era uma intervenção cardiovascular aguardada desde há já algum tempo.

Um estudo publicado há dois meses na reputada revista médica mundial, New England Journal of Medicine, descreve os resultados deste novo procedimento como sendo verdadeiramente revolucionários, apresentando, após 24 meses, em doentes selecionados com insuficiência cardíaca, uma redução de 47 por cento do número de hospitalizações e de 38 por cento da mortalidade. Este estudo incluiu 614 doentes (302 pacientes com “MitraClip” e 314 com o melhor tratamento médico farmacológico atualmente disponível).


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM