O Centro de Responsabilidade Integrado de Psiquiatria (CRI) do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) assegura apoio psico-emocional de suporte aos profissionais e à população em geral, de forma a diminuir o impacto, a angústia e o desespero decorrente da evolução da propagação do Covid-19, do confinamento de algumas dessas pessoas e da dificuldade em lidar com algumas instruções mais restritivas de proteção na comunidade.
Nesse sentido, criou duas linhas telefónicas de “Apoio Psico-Emocional”: uma linha com indicações precisas para os profissionais do CHUC, com necessidade de suporte emocional, e que se destina a todos os profissionais que necessitem de ajuda psico-emocional; e foi ativada uma outra linha que está disponível entre as 9h00 e as 23h00, diariamente, para os doentes com Covid-19 e seus familiares, pessoas em vigilância e população em geral, através do telemóvel 969 325 220.
O CHUC explica que estas medidas de apoio visam responder, de alguma forma, “à complexidade da presente epidemia e ao reflexo que se poderá traduzir no equilíbrio emocional da população”, tendo como objetivos “ajudar as pessoas para que lidem com os sentimentos de angústia, desespero, tensão, revolta e tristeza”; “contribuir para uma melhor harmonia familiar, sabendo que o confinamento pode desencadear fenómenos de tensão”; e “estimular a importância de desenvolver comportamentos saudáveis e respeitadores dos outros, de forma a melhorar a interação e a ocupação do tempo”.