13 de Maio de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

CHUC agradece aos seus milhares de dadores de sangue

26 de Março 2021

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) agradece aos seus cerca de 15 mil dadores pelas “suas dádivas benévolas de sangue, generoso contributo em prol dos doentes”. É com o lema “Dê sangue” Partilhe o melhor de si!” que o Serviço de Sangue e Medicina Transfusional (SSMT) deste Centro Hospitalar celebra o Dia Nacional do Dador de Sangue, que amanhã se comemora.

“O Dia Nacional do Dador de Sangue tem como objetivo reconhecer a importância da contribuição dos dadores de sangue para o tratamento de doentes e evidenciar, junto da população, o valor social e humano da dádiva de sangue, estimulando a sua prática como imprescindível”, realça o diretor do SSMT, Jorge Tomaz, deixando uma palavra de agradecimento aos muitos milhares de dadores de sangue do CHUC, bem como aos grupos dadores – Núcleos de Estudantes Universitários da Associação Académica de Coimbra, federações nacionais, empresas, paróquias, escolas, instituições, juntas de freguesia, autarquias, associações de dadores e federações nacionais de sangue –, “por todos os dias estarem presentes e nos ajudarem”.

“O SSMT do CHUC espera, neste difícil período, poder continuar a contar com o enorme espírito solidário e voluntário de todos”, apela Jorge Tomaz.

Recorde-se que o local de colheita situa-se nos Blocos de Celas do Polo dos Hospitais da Universidade de Coimbra, no Centro Simulação Biomédica (Pavilhão Azul). Funciona de segunda a sexta feira das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h30; e aos sábados, domingos e feriados das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h00.

De referir que podem dar sangue todas as pessoas com bom estado de saúde, com hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50 quilos e idade compreendida entre os 18 e os 65 anos. Para uma primeira dádiva, o limite de idade é 60 anos.

“A dádiva de sangue é benévola e não remunerada e pode ser feita de quatro em quatro meses pelas mulheres e de três em três meses pelos homens”, explica o CHUC.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM