27 de Outubro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Cernache vai ter novo Centro Escolar

16 de Julho 2021

A Câmara de Coimbra está a preparar a construção de um novo Centro Escolar em Cernache, tendo sido já adquirido um terreno para esse fim. Enquanto a obra não avança, os alunos da escola Básica (EB) de Casconha vão continuar, no próximo ano letivo, a ter aulas nas instalações do antigo Colégio da Imaculada Conceição (CAIC), à semelhança do que tem sucedido nos últimos anos.

Para tal, o Executivo aprovou, na segunda feira, uma proposta de protocolo de cooperação que será assinada com a Província Portuguesa da Companhia de Jesus para a disponibilização dessas instalações do CAIC. O acordo prevê a disponibilização de cinco salas de aula para o desenvolvimento das atividades letivas e de enriquecimento curricular, um espaço de refeitório e a copa, instalações sanitárias e um espaço exterior de recreio. Em contrapartida, a autarquia vai atribuir uma comparticipação financeira, de 61.500 euros à Província Portuguesa da Companhia de Jesus pelo acolhimento dos alunos da EB de Casconha nas suas instalações.

Entretanto decorrem os procedimentos para a construção do novo Centro Escolar em Cernache, num terreno que a Câmara adquiriu nesta freguesia, entre as ruas Mesura e de São João.

Recorde-se que o primeiro concurso público para a construção do novo Centro Escolar ficou “deserto”, daí que o Executivo municipal tenha votado agora a abertura de um novo concurso público para a construção deste novo equipamento escolar, onde prevê agora investir cerca de 2,5 milhões de euros.

O objetivo da autarquia passa por requalificar o edifício existente e construir um novo a nascente no terreno contíguo, agora adquirido, para que se crie um novo Centro Escolar que dê resposta às necessidades dos fregueses de Cernache.

O projeto prevê para as novas instalações seis salas de aula destinadas ao ensino básico, duas ao pré-escolar, um espaço para biblioteca, refeitório e sala polivalente e, no exterior, um campo de jogos e recreios descoberto e coberto. Em todos os espaços de ensino, salas, biblioteca, refeitório e átrio serão previstas portas, paredes e teto de absorção acústica. Os materiais de revestimento de pavimentos serão confortáveis, laváveis, resistentes ao impacto e desgaste e com boa aderência. Em espaços com utilização frequente de água (instalações sanitárias, vestiário e cozinhas) o pavimento é antiderrapante.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM