O Plano de Contingência de Temperaturas Adversas (PCTA) – Módulo Inverno foi desativado, no sábado, nas unidades de saúde que integram o Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Mondego (ACeS BM).
Estas unidades de saúde retomaram, assim, o regime laboral normal, depois de terem estado a funcionar de forma excecional, durante cerca de mês e meio, aos fins de semana e com alargamento de horários.
A Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) e o ACES BM consideram a resposta dos Cuidados de Saúde Primários, durante a fase de ativação do PCTA, dentro do esperado. A ARSC explica que, entre janeiro e fevereiro, foram realizadas “5.205 consultas aos fins de semana, não se tendo verificado um aumento substancial de doentes nos serviços de urgência dos hospitais de Coimbra e Figueira da Foz”.
Face à análise dos resultados atingidos e à monitorização das consultas em regime de consulta aberta, a ARSC e o ACeS BM agradecem aos profissionais de saúde a organização demonstrada, bem como o esforço dedicado a este plano.