24 de Setembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Centros de Saúde do Baixo Mondego estão abertos aos fins de semana

18 de Janeiro 2019

Os centros de saúde do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Mondego (ACeS BM) estão abertos aos fins de semana, para atendimento de situações de doença aguda. Esta medida, que entrou em vigor no sábado passado e se estende até ao final deste mês de janeiro, contempla as Unidades de Saúde Familiar (USF) e as Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) e surge no âmbito do Plano de Contingência Saúde Sazonal – Módulo Inverno.

A Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) informa que a consulta de atendimento complementar, que já funciona, habitualmente, em centros de saúde do ACeS BM aos fins de semana, mantém-se. Relativamente às USF, todas vão estar a funcionar das 9h00 às 14h00 neste período excecional.

Assim, de acordo com a reorganização dos serviços, a ARSC informa que os centros de Celas, Eiras, Fernão de Magalhães, Norton de Matos, Santa Clara, S. Martinho do Bispo (Coimbra), Condeixa-a-Nova, Mealhada, Soure, Montemor-o-Velho, Figueira da Foz e Penacova vão funcionar das 10h00 às 18h00. Em Cantanhede os serviços estão assegurados das 08h00 às 24h00 e em Mira e Mortágua das 08h00 às 20h00.

“O funcionamento dos centros de saúde nas referidas datas visa garantir e reforçar uma resposta efetiva dos Cuidados de Saúde Primários à população em situações de doença aguda não urgente, evitando desnecessárias deslocações às urgências dos hospitais”, explica a ARSC em nota divulgada, aconselhando as populações a, nesta altura, dirigirem-se, “com confiança, aos centros de saúde, às USF e UCSP, que estão preparados para responder a situações não urgentes, como a síndrome gripal ou a infeção respiratória”.

A ARSC relembra ainda à população que, em caso de necessidade de orientação em matéria de saúde, deve sempre recorrer ao SNS 24, através do número 808 24 24 24, onde encontra, do outro lado da linha, um profissional de saúde que faz o aconselhamento e o encaminhamento para o serviço de saúde mais adequado às necessidades de cada situação.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM