27 de Outubro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Centro Social de Vila Cã quer assegurar cuidados continuados

28 de Setembro 2018

Construir umas novas instalações, destinadas ao serviço de cuidados continuados, é o próximo projeto do Centro Social de Vila Cã, em Leiria, que comemorou no domingo 20 anos de existência.

O presidente do Centro, Daniel Santos, adianta que o “terreno já está apalavrado” e que o próximo passo passa por assegurar mais esta resposta que é “cada vez mais procurada e cada vez mais necessária”.

Esta resposta virá completar a oferta que a instituição assegura atualmente, tanto às crianças como aos idosos, acompanhando diariamente cerca de 150 pessoas nos serviços de lar, centro de dia, apoio domiciliário, creche, Atividades de Tempos Livres (ATL) e Centro de Apoio Familiar (ACF).

Daniel Santos recorda que a história do Centro começou em 1998, fruto da “carolice das pessoas da região, com o apoio do presidente da Junta de Freguesia da altura”, que procuravam colmatar os problemas e necessidades sentidos pela população. Foi assim que a instituição surgiu, trabalhando inicialmente com apenas algumas funcionárias e uma carrinha, em instalações provisórias, cedidas gratuitamente, assegurando apenas o serviço de apoio domiciliário. “Em 2002 adquirimos um terreno, entregámos os projetos na Câmara e na Segurança Social e em 2008 começámos o edifício”, recorda.

Antes disso, em 2001, a associação tinha sido reconhecida como Pessoa Coletiva de Utilidade Pública e, em 2002, conquistou o estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social. Dois anos depois avançou para novos serviços, desta vez dedicados às crianças, com o ATL e o CAF a começarem a funcionar provisoriamente na Casa Paroquial de Vila Cã.

Em 2010 as novas instalações estavam prontas a receber não só esses serviços mas também outras valências de apoio à terceira idade, como o lar e o centro de dia.

De acordo com Daniel Santos, o Centro Social de Vila Cã acompanha atualmente “cerca de 150 pessoas”, sendo que destas “cerca de 70 são idosos” que vão viver na segunda feira (1 de outubro) um dia especial, com as técnicas da instituição a dinamizarem diversas atividades no âmbito das comemorações do Dia Internacional do Idoso. Do programa, para além das iniciativas internas, destaque para uma saída dos utentesaté Estrada, Pombal, onde vão visitar a Associação Desportiva, Recreativa e Cultural da Estrada, e para uma tarde de fados.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM