1 de Dezembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Centro Social de S. João lança projeto para apoiar idosos da comunidade

22 de Outubro 2021

O Centro Social de S. João, situado em Pé de Cão, na União das Freguesias de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, acaba de lançar um projeto novo, que visa apoiar os idosos e combater a solidão.

Dirigido à comunidade em geral, este projeto assume-se, como explica a diretora de serviços do Centro, Mónica Paraíso, como “um serviço diferenciado na comunidade”, que tem como finalidade ser “um complemento aos serviços já prestados em regime de Apoio Domiciliário”. Com o lema “Unidos contra a solidão”, pretende “ajudar e estar ao lado de quem mais precisa”, apoiando as pessoas de várias formas, como na higiene pessoal e da habitação, alimentação e tratamento de roupas.

“Entre outras, pretendemos não só abranger os nossos utentes, mas também todas as pessoas da comunidade que, de uma forma voluntária, queremos ajudar”, explica Mónica Paraíso. Considera, por isso, que esta resposta é “muito necessária nesta área, onde existe uma população muito envelhecida e que está muito só”. Trata-se, no fundo, de um projeto inovador, já que é a instituição que “vai ao encontro de quem precisa”, analisando as suas necessidades, de forma a ajudá-los. “Muitas vezes as pessoas não têm capacidade para nos procurarem ou não conhecem os nossos serviços. Vamos contar com a ajuda de uma gerontóloga que irá fazer uma análise mais profunda à comunidade, de forma a determinar as pessoas que precisam da nossa ajuda”, esclarece. Adianta que o Centro vai contactar também outras instituições que já fazem voluntariado na freguesia para poderem colaborar neste projeto.

O desejo da instituição passa por ajudar a combater a solidão, garantir visitas periódicas das técnicas do Centro, adquirir bens alimentares e outros de primeira necessidade e efetuar pequenas reparações ao domicílio. Os apoios estendem-se, ainda, à área da saúde, com a marcação e acompanhamento a consultas, pedidos de apoio médico e de enfermagem e ajuda na gestão da medicação e dos cuidados de saúde primários.

Para facilitar este trabalho, a instituição continua a precisar de uma nova carrinha adaptada. Mónica Paraíso recorda que esta é uma ambição antiga do Centro, uma necessidade que foi já apresentada à Segurança Social, mas que continua por solucionar. Espera que as condições para a sua aquisição surjam, já que se trata de um veículo fundamental para apoiar os utentes do Serviço de Apoio Domiciliário, Centro de Dia, Lar e também a comunidade.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM