16 de Setembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Centro Hospitalar de Coimbra investe na segurança dos medicamentos

10 de Janeiro 2020

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) conta agora com um armazém central dos Serviços Farmacêuticos, uma estrutura que entrou em funcionamento nas últimas semanas de dezembro e que representa um investimento de mais de meio milhão de euros.

De acordo com o CHUC, este armazém assegura “mais segurança para os medicamentos e outros produtos de saúde; acesso controlado aos medicamentos e melhores condições de armazenamento; melhor gestão de recursos humanos e maior eficiência dos procedimentos de trabalho, por via da sua centralização; normalização de processos e ganhos na gestão centralizada de stocks”.

O novo armazém tem capacidade instalada para o horizonte temporal da próxima década, no que respeita ao armazenamento dos novos medicamentos que necessitem de temperaturas entre os 2ºC e os 8ºC e para a gestão integrada de medicamentos para a terapia génica que necessitem de temperaturas de ultra-congelação (-70ºC a -80ºC).

“Este novo armazém central vai contribuir de uma forma muito importante para atingirmos todos os objetivos propostos”, assegura José Feio, diretor dos Serviços Farmacêuticos do CHUC. No seu entender, garante “medicamentos com mais segurança e equipas com melhores condições de trabalho, minimizando a probabilidade de ocorrência do erro”.

“A segurança do doente em primeiro lugar é o objetivo central dos processos de trabalho implementados pela equipa dos Serviços Farmacêuticos do CHUC”, sublinha, explicando que, desta forma, a terapêutica necessária passou “a ser preparada num ponto centralizado e entregue diretamente aos serviços clínicos evitando-se, assim, a necessidade de diversos interlocutores e stocks avançados de medicamentos”.

Para José Feio, “esta nova estrutura muda o paradigma da logística atual possibilitando uma gestão integrada, mais segura e eficiente de recursos, estando previstas poupanças diretas superiores a dois milhões de euros nos primeiros dois anos”.

O presidente do Conselho de Administração, Fernando Regateiro, congratulou todos os responsáveis e profissionais envolvidos no processo de instalação do novo armazém, “numa estrutura essencial para ganhos efetivos de eficiência e de segurança, dimensões que são apanágio do CHUC”.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM