15 de Junho de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Centro é a região com mais praias com “qualidade de ouro”

7 de Junho 2019

A região Centro de Portugal é que conta, este ano, com mais praias classificadas com “qualidade de ouro” pela associação ambientalista Quercus. No total, são 93 as praias desta região distinguidas, entre as 375 zonas balneares nacionais que mereceram o galardão.

A lista da Quercus divide as praias por Administrações Regionais Hidrográficas (ARH), que não correspondem aos territórios das regiões NUTS II. No entanto, considerando as regiões NUTS II, verifica-se que, com 93 “praias de ouro”, o Centro é o território com mais zonas balneares selecionadas, à frente das 87 praias do Algarve. Seguem-se as regiões Porto e Norte (74 praias), Açores (39), Lisboa (39), Alentejo (23) e Madeira (20).

Das 93 praias galardoadas no Centro de Portugal, 67 são costeiras, 25 são interiores e uma é de transição. Merecem destaque, pelo número, as 12 praias do concelho de Torres Vedras, as 11 de Peniche e as nove da Figueira da Foz.

Para receberem esta distinção da Quercus, as praias têm de ter obtido classificações de “Excelente” nas análises da água durante as últimas quatro épocas balneares. Além disso, em 2018, não poderão ter registado ocorrências ou avisos de desaconselhamento da prática balnear.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM