24 de Abril de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Centro de Saúde Militar preparado para receber refugiados

1 de Abril 2022

O Centro de Saúde Militar de Coimbra, instalado no antigo Hospital Militar, vai receber refugiados ucranianos, numa ação promovida em parceria pela Câmara Municipal e pelo Exército Português.

De acordo com a autarquia, o espaço tem capacidade para receber 40 pessoas, prevendo-se que os primeiros refugiados sejam acolhidos neste espaço ainda esta semana.

“Com o objetivo de acolher alguns dos milhares de refugiados ucranianos, na sequência da invasão russa à Ucrânia, a autarquia de Coimbra empenhou-se na procura de um espaço com condições dignas para o seu acolhimento”, refere o Município. Depois de identificar alguns espaços e estabelecer contactos com várias entidades, disponibiliza agora, com o apoio do Exército, este centro que foi dotado de todas as condições necessárias para receber os refugiados, como copa, refeitório, quartos completamente equipados e, ainda, um espaço dedicado aos mais novos. Atenta às necessidades de quem chega, a autarquia disponibiliza todo o apoio logístico, ao nível da alimentação, lavandaria e bens de higiene.

“A Câmara tem estado a trabalhar com enorme empenho e consciência social para receber o maior número possível de refugiados ucranianos nas mais dignas condições possíveis, no sentido de os integrar na vida local, caso pretendam permanecer em Coimbra, ou de lhes proporcionar o melhor ambiente possível enquanto não puderem regressar ao seu país, criminosamente invadido pela Federação Russa”, referiu o presidente da autarquia, José Manuel Silva, agradecendo ao Exército “a total disponibilidade e sensibilidade social demonstrada”.

A Câmara de Coimbra adianta que este alojamento será temporário, dado que é intenção integrar, a médio prazo, todos os agregados ucranianos que chegam à cidade nos alojamentos das famílias que se encontram inscritas no Banco de Famílias, medida lançada no início de março que continua aberta e que já permitiu integrar quatro famílias ucranianas em agregados residentes em Coimbra.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM