O Dia de Todos os Santos é um dia de grande simbolismo e emoção para todos aqueles que já perderam familiares e amigos. É altura de visitarem os cemitérios e homenagearem quem já partiu. Este ano, esta data tem ainda um peso emocional mais forte, já que, fruto da pandemia e do aumento do número de contágios da Covid-19, esta tradição surge envolta de cuidados redobrados e regras rígidas, de forma a acautelar a saúde de todos.
O Dia de Todos os Santos está a ser preparado em Coimbra com muitos cuidados. Câmara e Juntas de Freguesia adotaram medidas rígidas para permitir que a tradição se mantenha, conscientes da importância que esta data tem para as famílias que viram os seus entes queridos partirem. Quem tem por hábito visitar cemitérios fora do concelho, nas suas terras natal, terá mais dificuldades em manter este ritual, uma vez que o Governo proibiu a circulação entre concelhos das 00h00 de hoje, 30 de outubro, às 06h00 de terça feira, 3 de novembro, uma medida semelhante à adotada na Páscoa, de forma a evitar ajuntamentos.
Os horários e restrições aos cemitérios ficam a cargo das vároas autarquias.
Conchada
Em Coimbra, a Câmara anunciou, em Edital, que o Cemitério Municipal da Conchada, vai funcionar em horário alargado até segunda feira, estando aberto das 8h00 às 18h00. Prevendo a grande afluência de visitantes aos cemitérios por ocasião do Dia dos Finados, a autarquia assegura que serão cumpridas todas as orientações da Direção Geral de Saúde (DGS), nomeadamente obrigatoriedade de uso de máscara e/ou viseira de proteção no cemitério e zona envolvente de acessos; restrição de presença de grupos de, no máximo, cinco pessoas; respeito pela sinalética de circulação estabelecida, desde logo nos circuitos de entradas e saídas, onde devem ser desinfetadas as mãos; respeito pelas regras de proteção individual e de distanciamento físico mínimo de dois metros; e proibição de partilhar utensílios e ferramentas (regador, baldes, tesouras, vassouras, entre outros). São, também, higienizados os espaços de circulação e instalados dispensadores de líquido desinfetante para mãos, devendo os serviços municipais desinfetar ainda as superfícies dos equipamentos de utilização comum, designadamente sanitários, bancos, torneiras e corrimãos. A autarquia apela, ainda, às pessoas para que não permaneçam no interior do cemitério mais de 30 minutos, de forma a permitir a visita de todos.
À semelhança do que sucedeu com a Câmara, várias Juntas e UF do concelho adotaram medidas restritivas, que tornaram públicas de diversas formas, recorrendo várias às suas plataformas online.
Freguesia de Almalaguês
O cemitério de Almalaguês vai manter o horário normal de funcionamento de hoje a domingo (9h00 às 17h00). A Junta de Freguesia pede à população e visitantes cuidados especiais, nomeadamente o cumprimento de todas as regras da DGS – uso de máscara ou viseira e distanciamento social de dois metros. Só são permitidas duas pessoas por campa e não podem permanecer no interior do cemitério mais de 30 minutos.
Freguesia de Brasfemes
Regras idênticas adota a Junta de Freguesia de Brasfemes, de forma a assegurar a “proteção das pessoas, a prevenção e o controlo de riscos de saúde pública no atual contexto de pandemia”. Assim, é obrigatório o uso de máscara ou viseira no interior e zona envolvente; são proibidos grupos de mais de cinco pessoas, a não ser que pertençam à mesma família; deve ser respeitada a distância mínima de dois metros e não devem estar mais de 30 minutos dentro do cemitério. Não estão também disponíveis para uso partilhado quaisquer objetos, como baldes, jarros ou regadores.
Freguesia de Ceira
A Freguesia de Ceira adota também “medidas extraordinárias”, prevendo a grande afluência de visitantes aos cemitérios de hoje a domingo. Assim, o cemitério está de portas abertas das 8h00 às 18h00 nestes três dias, mediante cuidados específicos. O uso de máscara é obrigatório, tanto no interior como na zona envolvente de acessos; são proibidos ajuntamentos de mais de cinco pessoas no exterior e de duas por sepultura, sendo que não devem permanecer no interior mais de 50 pessoas em simultâneo e não mais que meia hora. Devem respeitar a sinalética de entrada e saída, manter o distanciamento recomendado, desinfetar as mãos e não partilhar utensílios.
Freguesia de Cernache
A Freguesia de Cernache estipula regras extra para quem visitar o cemitério de hoje a segunda feira. Tendo em conta a maior afluência de pessoas neste período, a Junta quer salvaguardar a saúde pública, adotando medidas de prevenção de contágio, como uso de máscara no interior e área envolvente, respeito pela sinalética e o obrigatório distanciamento social. Não haverá partilha de utensílios e cada visitante não poderá estar mais de 30 minutos no cemitério, para permitir a visita de todos.
Freguesia de Santo António dos Olivais
A Freguesia de Santo António dos Olivais decidiu criar também algumas regras de acesso aos cemitérios de Santo António dos Olivais e Nossa Senhora das Dores (contíguo ao principal). As medidas surgem para salvaguardar, ao máximo, a segurança de todos os utilizadores e têm em conta o atual estado de calamidade em que se encontra o país. Assim, mantém-se o uso obrigatório de máscaras ou viseira e, de preferência, também de luvas. Todos devem higienizar as mãos à entrada e saída dos cemitérios e estar no seu interior no máximo 30 minutos. Hoje os cemitérios estão abertos das 8h00 às 17h00 e amanhã e domingo podem ser visitados das 8h00 às 18h00.
Freguesia de S. João do Campo
A Junta de Freguesia de S. João do Campo explica que, excecionalmente, o cemitério vai estar aberto com horário alargado até ao dia 8 de novembro. O executivo apela aos fregueses e visitantes para que “cumpram escrupulosamente as normas estipuladas pela DGS”, nomeadamente uso de máscara, respeitar a distância mínima de segurança e evitar aglomerados superiores a cinco pessoas (salvo se forem da mesma família). Sensibiliza também todos para que permaneçam no interior do cemitério apenas pelo “tempo estritamente necessário”.
Freguesia de S. Silvestre
O cemitério de S. Silvestre vai estar aberto hoje das 9h00 às 17h00 e amanhã e domingo das 8h00 às 19h00. A Junta de Freguesia estipula também algumas regras com vista à prevenção, limitando a entrada a 100 pessoas, sendo que todos têm que usar corretamente máscara e desinfetar as mãos à entrada e saída. Devem manter o distanciamento recomendado de dois metros e são proibidos ajuntamentos de mais de cinco pessoas. Cada um deve levar as suas próprias ferramentas e utensílios, não sendo permitida partilhas. A Junta não estipula limites de tempo mas apela a que permaneçam dentro do cemitério apenas o “estritamente necessário”, de forma a garantir que “todos possam prestar, de forma segura, a tradicional homenagem aos que já partiram”. Recomenda também a não circulação de pessoas idosas, crianças com menos de 12 anos e demais pessoas que integrem grupos de risco.
Freguesia de Torres do Mondego
A Freguesia de Torres do Mondego vai manter os seus três cemitérios – Torres do Mondego, Dianteiro e Carvalhosas – com bastantes restrições amanhã e domingo. Assim, funcionam das 8h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h00 e há controlo das entradas, de forma a limitar o número de pessoas no interior, respetivamente 50 nos dois primeiros e 40 no das Carvalhosas. Para além do uso de máscara e viseira e do cumprimento de todas as regras de higiene e segurança, as pessoas não podem estar no cemitério mais de 20 minutos e não podem partilhar utensílios. A Junta lamenta “o transtorno que estas determinações possam provocar” mas lembra que são tomadas para “salvaguardar a população”.
UF Antuzede e Vil de Matos
Tendo em conta a habitual afluência aos cemitérios por ocasião do Dia dos Finados, a UF vai manter os cemitérios abertos de hoje a domingo, das 8h00 às 18h00. Nas suas redes sociais, a UF agradece “cuidados acrescidos” dada a situação pandémica que se está a viver. Alerta para o uso obrigatório de máscara e lembra que são proibidos ajuntamentos superiores a cinco pessoas.
UF Assafarge e Antanhol
A UF de Assafarge e Antanhol exige também muitos cuidados durante a visita ao cemitério, que vai estar aberto, até domingo, das 8h00 às 19h00. Para além do uso de máscara ou viseira no interior e zona envolvente, alerta para a necessidade de respeitar a sinalética de entrada e saída, devendo desinfetar as mãos em ambas as situações. Só são permitidas duas pessoas por sepultura e é proibida a partilha de utensílios. Apela ainda a todos para que não toquem no corrimão e lembra que há dispensadores de desinfetante para higienizar as áreas e equipamentos de utilização comum. As pessoas podem estar no máximo 30 minutos no cemitério.
UF de Coimbra
Da responsabilidade da UF de Coimbra, o cemitério da Pedrulha vai estar aberto, até segunda feira, num horário especial – das 8h00 às 17h00, encerrando das 13h00 às 13h30 para limpeza e desinfeção do espaço. Quem visitar o cemitério tem que usar obrigatoriamente máscara ou viseira e, preferencialmente, luvas. Deve higienizar as mãos à entrada e saída do cemitério, seguir escrupulosamente as indicações aí existentes e levar todos os utensílios e ferramentas que precisar. Não deve permanecer mais de 30 minutos no interior.
UF de Eiras e S. Paulo de Frades
A UF de Eiras e S. Paulo de Frades decidiu também não encerrar os cemitérios neste período, em respeito àqueles que aí estão sepultados e familiares. Apela, por isso, no atual contexto de pandemia, à compreensão de todos, bem como ao respeito pelas normas da DGS, nomeadamente uso de máscara, desinfeção de mãos e afastamento social.
UF Santa Clara e Castelo Viegas
A UF de Santa Clara e Castelo Viegas pretende “salvaguardar ao máximo a segurança de todos os utilizadores” dos seus cemitérios – Santa Clara e Castelo Viegas – que vão estar de portas abertas hoje das 8h00 às 17h00 e amanhã e domingo das 8h00 às 18h00. A Junta lembra que é obrigatório uso de máscara ou viseira e de preferência também de luvas. As mãos devem ser desinfetadas à entrada e à saída e todos devem seguir escrupulosamente as indicações existentes nos cemitérios, onde não devem permanecer mais de 30 minutos.
UF de S. Martinho de Árvore e Lamarosa
Os três cemitérios da UF de S. Martinho de Árvore e Lamarosa – Lamarosa, Andorinha e S. Martinho de Árvore – estão abertos das 8h00 às 18h30, mediante regras de segurança que visam acautelar a segurança de todos. Assim, todos têm que usar obrigatoriamente máscara, desinfetar as mãos à entrada e saída, garantir distanciamento de dois metros e só é permitida a presença de duas pessoas por sepultura. Os cemitérios têm fontanário mas cada pessoa deve levar os seus próprios utensílios e ferramentas, não podendo haver partilhas. Devem permanecer, no máximo, 30 minutos no interior do cemitério.
UF S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades
A UF de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades vai abrir os cemitérios de hoje a segunda feira com restrições. Tendo em atenção que se aproximam datas de grande simbolismo, o executivo explica que os cemitérios vão estar abertos das 8h00 as 18h00, sendo obrigatório o cumprimento de todas as normas da DGS (como uso máscara, higienização das mãos e distanciamento social). É também proibida a partilha de utensílios e ferramentas e as entradas e saídas vão ocorrer por portões diferentes, sempre que possível. Só é permitido estarem duas pessoas por sepultura e ninguém deve permanecer no interior do cemitério por mais de 30 minutos. A Junta adianta que serão distribuídos pelo recinto do cemitério vários contentores de lixo que deverão ser utilizados para colocação de flores velhas, material de limpeza e luvas descartáveis. As casas de banho estarão abertas, mas com entradas controladas.
UF de Souselas e Botão
Os cemitérios de Souselas e Botão vão funcionar amanhã e domingo no horário habitual mas mediante restrições, de forma a acautelar a saúde de todos. A UF lembra que é obrigatório uso de máscara ou viseira, apela à desinfeção das mãos à entrada e saída e pede às pessoas e famílias para que utilizem materiais próprios, não estando disponíveis os habituais recipientes para água. Pede, também, que seja respeitado o distanciamento social e para que as pessoas não permaneçam mais de 30 minutos no cemitério. Lembra também que o cemitério está aberto todos os dias, recomendando por isso que quem possa visite as campas antecipadamente, de forma a evitar grandes aglomerados.
UF de Taveiro, Ameal e Arzila
A UF de Taveiro, Ameal e Arzila estipula regras muito específicas para quem quiser visitar os cemitérios amanhã e domingo. Assim, amanhã de manhã só podem ser visitadas as campas ímpares e de tarde as pares. Já no domingo, a ocupação é limitada a 70 pessoas e a um período máximo de 15 minutos. O uso de máscara é, naturalmente, obrigatório.
UF de Trouxemil e Torre de Vilela
A UF de Trouxemil e Torre de Vilela adota “medidas extraordinárias” nesta altura dos finados, tendo em conta a maior afluência aos cemitérios não só no feriado mas também nas vésperas e dia a seguir. Assim, é obrigatório uso de máscara, desinfeção de mãos à entrada, respeito pela sinalética e distanciamento social. São proibidos aglomerados de mais de cinco pessoas, exceto no caso das famílias, e não estão disponíveis utensílios e ferramentas para uso comum. As instalações sanitárias estão encerradas e o tempo máximo de permanência nos cemitérios é de 45 minutos.