O Convento de São Francisco vai receber no próximo fim de semana, 2 a 4 de setembro, o evento “Cem Portas” para celebrar a entrada numa nova temporada, após as férias. Os espaços do convento vão encher-se de vida através da música, dança, circo contemporâneo, performances, exposições e oficinas.
Os espetáculos iniciam-se pelas 19h00, no primeiro dia, com “Música de Mobiliário, Projeto Voltaire”, na Sala D. Afonso Henriques, que se baseia na simplicidade teatral e na busca de sensações e imagens sugestivas. No mesmo dia, pelas 21h30, tem lugar “Menina e Moça, Fado Cruzado”, no Jardim da Caixa de Palco.
No sábado, 3 de setembro, a dança será um dos focos do espetáculo “ComVida, Comporta-Sentidos ilimitados, Associação Cultural”, onde as artes fundem o tempo real e o público tem um papel ativo. Marcado para as 17h30, vai juntar bailarinos e músicos na Praça do Restaurante. À noite pelas 21h30 tem lugar um dos projetos mais criativos de Portugal “o Noiserv, Sherlock Jr. De Buster Keaton”. Ainda o circo vai invadir a Praça das Bandeiras com “Cir-K, Companhia Oliveira&Bachtler”, pelas 22h30.
No último dia, domingo, de manhã decorre uma oficina de artes performativas sob orientação de Hugo Oliveira e Sage Cushman. Pelas 15h30 há o espetáculo de marionetas “QU-BIM, Trupe Fandanga”. O “Cem Portas” encerra com um momento de jazz com “Elas e o Jazz”.
A entrada é gratuita, contudo é necessário levantamento de bilhetes, que podem ser levantados a partir de dia 1 de setembro, mas devido à limitação de lugares não é possível reservar o lugar.