27 de Outubro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Celebrações dos 900 anos de Almedina decorrem até outubro

7 de Fevereiro 2020

Os 900 anos de Almedina vão ser comemorados até outubro com um programa extenso e que procura enaltecer a história desta zona central de Coimbra.

Promovidas pela União das Freguesias (UF) de Coimbra, as celebrações têm como padrinho Carlos Encarnação e contam com o envolvimento dos vários agentes culturais que estão situados naquela zona histórica da cidade.

A próxima atividade está marcada para março, no Dia da Mulher. A UF quer pôr a Rainha Santa a distribuir rosas pela Baixa, numa reconstituição histórica simples mas repleta de simbolismo. No mesmo mês decorre o evento “Janelas Floridas de Almedina”, com as janelas a serem decoradas com flores de papel executadas pelas crianças e seniores da freguesia, de forma a dar as boas vindas à primavera,

Em abril o destaque vai para a visita pascal, no dia 12, e mais no final do mês, de 30 de abril a 3 de maio, vai realizar-se o Festival da Sopa. Também nesse mês, no dia 20, vai ser homenageado D. Pedro, Infante de Portugal e 1.º Duque de Coimbra, com a deposição de uma coroa de flores na Igreja de S. Tiago.

A 9 de junho realiza-se, no Rio Mondego, o Festival das Lanternas Flutuantes, evento que se integra também nas comemorações dos 800 anos de Santo António e dos Mártires de Marrocos. Nesse mês vai realizar-se ainda o II Festival de Coros de Coimbra e um “peddy paper histórico para a infância”.

Em julho, no dia 9, destaque para a reconstituição histórica da reconquista de Coimbra aos Mouros por Fernando Magno. Será também depositada uma coroa de flores no túmulo de D. Sesnando na Sé Velha e realizar-se-á uma conferência temática. No dia 20 decorre, na Igreja de Santa Cruz, uma homenagem a Santa Comba.

Em agosto vai realizar-se o II Festival de Folkoimbra, os Percursos de Fado e o Festival “Petiscos com história”.

Em setembro são apresentadas as caixas da EDP decoradas com figuras históricas de Almedina e haverá estátuas vivas das figuras representadas nas caixas, com breve nota sobre a sua biografia.

As celebrações terminam em outubro, no dia 29, com a apresentação do livro evocativo das comemorações dos 900 anos de Almedina, homenagem aos ex-presidentes desta Junta de Freguesia e uma exposição de fotografia, intitulada “Retratos de Almedina ontem e hoje”, iniciativa que convida todos os fotógrafos a fazerem fotografias atuais de Almedina replicando as fotos antigas que integram a exposição que foi já inaugurada no início do ano. Será realizada ainda uma ceia medieval.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM