27 de Outubro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Celebrações do Feriado de Arganil promovem reencontro

3 de Setembro 2021

Arganil vai celebrar o seu Feriado Municipal, que se comemora terça feira (7 de setembro), em clima de “festa e reencontro”. A autarquia preparou um programa extenso e transversal, que abre hoje e se prolonga até quarta feira, conciliando as habituais sessões com música e outras atividades lúdicas e culturais.

A inauguração da exposição “À beira do fado”, às 15h00, no átrio do edifício da Câmara, marca hoje o arranque das festividades. Trata-se de uma mostra que promove o fado enquanto expressão artística e que resulta de uma programação conjunta entre os municípios de Arganil, Oliveira do Hospital e Pampilhosa da Serra e que associa grandes nomes das artes nacionais com o tecido associativo de cada um dos territórios.

Amanhã, a partir das 21h30, o destaque vai para o humor, com a atuação de Francisco Menezes. Conhecido pela sua participação no programa televisivo “Levanta-te e Ri” e por ter, como o próprio admite, “tendência natural para o disparate”, o humorista vai apresentar-se na Cerâmica Arganilense, espaço onde se realizarão todos os eventos agendados para a noite, sempre a partir das 21h30.

No domingo à tarde, a partir das 15h00, Arganil recebe o “Acompanharte Fest”, um festival de animação assente na promoção da coesão de todo o território e de todas as camadas da população. Este programa inclui os espetáculos “Mickey e Minnie”, em desfile pela Avenida José Augusto Carvalho, pelas 15h00; “Trica Larica”, pelas 15h30, na Fonte de Amandos; e “The bastard poet”, às 17h00, na Biblioteca Municipal. À noite destaque para o espetáculo musical do baterista de Arganil, Marito Marques, que vai apresentar o seu mais recente disco, num evento que vai contar com a participação de alguns importantes nomes da música nacional.

É nesse mesmo palco que a festa continua na segunda feira, à mesma hora, altura em que subirá ao palco a banda Pensão Flor. Este espetáculo insere-se no projeto de programação patrimonial e cultural em rede Coimbra Região de Cultura, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.

Na terça feira comemora-se, então, o Dia do Município. A sessão solene decorre, a partir das 10h30, nos Paços do Concelho e à noite o fadista Camané junta-se à Filarmónica de Arganil, num dos eventos associados ao projeto “À Beira do Fado”.

As festividades terminam na quarta feira, a partir das 16h00, com as comemorações dos 20 anos da Biblioteca Alberto Martins de Carvalho, em Coja.

De fora deste vasto programa, devido à pandemia, continuam a FICABEIRA – Feira Industrial, Comercial e Agrícola da Beira Serra e a secular Feira do Mont’Alto, eventos com grande tradição mas que, devido às necessárias medidas preventivas da covid-19, continuam sem se poderem realizar.

De referir que apesar de todos os espetáculos noturnos serem gratuitos estão sujeitos a reserva prévia de bilhete, na Biblioteca Municipal Miguel Torga ou através do e-mail bib-arganil@cm-arganil.pt. Serão também transmitidos online, via streaming, através da página de facebook oficial.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM