Bianca de Matos
A Ceirarte está de volta a Ceira com a sua 30ª edição até domingo (11) e vem mais “renovada e ampliada”, assim o afirmou o presidente da Junta Fernando Santos durante a apresentação do certame, que teve lugar na segunda-feira (5).
“Este ano, esperamos que seja ainda melhor. Temos mais espaço, dois palcos e mais expositores”, anunciou o autarca.
Com o intuito de promover o artesanato e a gastronomia da freguesia, o evento convida a conhecer o que de melhor Ceira tem para oferecer aos seus visitantes. “Ceira tem uma atividade cultural e associativa muito grande e nós concentramos isso nestes dias”, reforçou.
De entrada gratuita, esta festa da freguesia vai decorrer não só no recinto habitual, como também “na nova Praça, ansiada há muitos anos, a inaugurar em breve, que ainda não está terminada, mas que vai servir para receber o certame”.
Ao todo, serão 59 expositores entre artesanato, “vindo de todo o país”, e gastronomia com nove tasquinhas das coletividades da freguesia que vão preparar um menu recheado de pratos regionais, entre eles a chanfana, os negalhos, o arroz-doce, entre outras iguarias.
Além desta mostra do saber fazer, a Junta de Ceira apostou num cartaz “mais eclético e diversificado, com espetáculos para todos os gostos para estes cinco dias de festa.
A Ceirarte abriu portas na quarta-feira (7), seguindo-se a distribuição de diplomas dos oito Cursos Socioculturais da Freguesia, uma “iniciativa ímpar da freguesia que já tem muitos anos”, apontou Fernando Santos. Nesse dia, os visitantes tiveram ainda a oportunidade dar um passo de dança com a banda de baile Tekos.
Ontem (8) a festa fez-se com as atuações do Grupo Cordas Castiças e da voz nacional de David Antunes, bem como dos Midnight Band. A noite culminou com música a cargo do DJ Pedro Duarte. O destaque foi também para a realização da sétima Milha de Ceira, organizada pela Secção de Atletismo de Sobral de Ceira. Tratou-se de uma prova de circuito curto e fechado, onde competiram dos benjamins aos veteranos, que este ano passou pelo recinto do certame, contando com mais de duas centenas de participantes, incluindo Rogério Amaral, “atleta consagrado da freguesia nesta modalidade”, disse António Oliveira da Secção de Atletismo de Sobral de Ceira.
Para hoje (9) está prevista a atuação das bandas Anaquim e Aband’onados, terminando novamente a noite a cargo do DJ Pedro Duarte.
No fim de semana estão também agendados diversos momentos musicais, com a animação a começar no sábado (10) pelo Grupo Elísio Aveiro & Companhia e pela Banda Filarmónica de Ceira, acabando o dia com a banda Funkoff. Nessa noite terá também lugar a 40ª edição do Festival de Folclore do Grupo Folclórico da Casa do Povo de Ceira, que conta com atuações de quatro grupos convidados: Grupo de Danças e Cantares de Vale Domingos (Águeda), do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Pego (Abrantes), Rancho Típico São Mamede de Infesta (Matosinhos) e do Grupo Coral Netos de Bandim (Guiné-Bissau).
Já no domingo (11), último dia da Ceirarte, a manhã, a partir das 09h00, é preenchida com a caminhada solidária “O que nos Liga”, da Liga Portuguesa Contra o Cancro, seguindo-se uma aula de zumba às 11h00.
Durante a tarde, a animação estará a cargo do Grupo de Cordas da Escola de Música e dos Saltimbancos do CPT de Sobral de Ceira. Às 18h00 o grupo Ús Sai de Gatas também prometem um espetáculo bem divertido. Neste dia tem também lugar, pelas 15h30, a apresentação do livro “Escola da Magia”, de Diana Amaral, na Ceirarte.
O vereador da Câmara Municipal de Coimbra Carlos Lopes, a marcar presença na conferência de imprensa, agradeceu o esforço que a freguesia de Ceira tem feito “para melhorar ano após ano e dar qualidade a um evento que já tem nome e história”. “Este ano vai ser, naturalmente, um sucesso”, perspetivou.