23 de Março de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

CEARTE integra projeto europeu dedicado ao artesanato

9 de Outubro 2020

O CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património é o único representante português no projeto europeu “Crafting Europe”, que envolve nove países e visa promover uma política comum de desenvolvimento para o artesanato na Europa, fomentando o enriquecimento de competências e de modelos de negócios para profissionais do artesanato e organizações europeias.

Durante a apresentação do “Crafting Europe”, que decorreu na sexta feira, nas instalações da Pedrulha, em Coimbra, a diretora-adjunta do CEARTE e coordenadora do projeto, Ana Cristina Mendes, explicou que irá decorrer até novembro de 2022, envolvendo 120 artesãos portugueses. As candidaturas decorrem até dia 30 e, segundo esta responsável, destinam-se a “empreendedores que estejam a iniciar uma atividade no setor criativo e que queiram aceder ao mercado internacional”.

O projeto visa a capacitação do setor do artesanato e a abordagem dos desafios sistémicos enfrentados pelos seus profissionais, empresas e pelas organizações que na Europa desempenham um papel no desenvolvimento do setor. Assume-se, como descreveu Ana Cristina Mendes, como uma “incubadora de pequenos negócios nesta área, com particular ênfase para o artesanato”, apostando em “abordagens inovadoras” e em várias vertentes que irão dotar os profissionais do setor com “novas competências”.

De uma forma geral, o projeto contempla workshops para o desenvolvimento de competências de gestão de negócio, criação de um painel europeu de mentores, vouchers de apoio à internacionalização, ateliê de experimentação económica e um estudo sobre o impacto económico do setor do artesanato na Europa.

Nesta fase está a decorrer o período das candidaturas, limitadas a 20 vagas. Em novembro começa a iniciativa “Crafting Business – Apoio ao Desenvolvimento do Negócio”, que se destina a empreendedores que queiram iniciar uma atividade no setor criativo, sobretudo no artesanato, e também a detentores de negócios emergentes, que queiram aceder ao mercado internacional. Esta formação vai estender-se até maio de 2021, funcionando algumas ações presencialmente mas a maioria online. Vai dividir-se em duas fases, a primeira com oito sessões de trabalho e a segunda será dedicada a ações de consultadoria à medida de cada participante.

Para além desta primeira atividade, o projeto vai contemplar outras, devendo envolver mais de 100 artesãos portugueses até novembro de 2022. Conta com financiamento de 1,8 milhões de euros, através do programa “Creative Europe Cooperation projects call EACEA-34-2018”. Para a parte nacional, o CEARTE conta com 135 mil euros.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM