O CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património reforçou a parceria estratégica com a Guiné Bissau, na área da formação profissional nos setores do turismo e artesanato.
No âmbito desta parceria, o CEARTE dará formação técnica e pedagógica a profissionais e artesãos da Guiné Bissau, para que estes sejam os formadores do novo centro de formação profissional, que se encontra em fase de construção naquele país.
O CEARTE participou na Bolsa de Turismo de Lisboa, onde teve então possibilidade de intensificar a parceria iniciada há cinco anos com o Ministério do Turismo e Artesanato da Guiné Bissau, estreitando a parceria iniciada há cinco anos. O centro esteve representado neste certame por Paulo Teles Marques, Luís Rocha e Ana Cristina Mendes, respetivamente presidente, diretor e diretora-adjunta.
Ao abrigo de um acordo-quadro celebrado em 2017, o CEARTE já formou 17 jovens guineenses nas áreas da Hotelaria, Restauração e Artesanato. Destes 17 jovens, 12 estão empregados na área, em Portugal, e dois regressaram à Guiné.
Com este encontro, o Governo da Guiné Bissau pretende ampliar a parceria existente, aumentando o número de jovens guineenses em formação no CEARTE em diversas áreas, com destaque para o turismo e artesanato. Já a estratégia do CEARTE prevê o intensificar de parcerias nacionais e internacionais, que contribuam para a valorização e preservação do artesanato, formando profissionais de qualidade e divulgando cada vez mais esta arte.