O CEARTE e o Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro (CTCV) assinaram, na sexta feira, um protocolo de colaboração. Este acordo define os princípios gerais de uma parceria entre estas duas entidades para utilização por alunos, ex-alunos ou artistas/artesãos indicados pelo CEARTE de espaços disponibilizados para o efeito no edifício do CTCV do Loreto e de equipamentos de fabricação cerâmica aditiva para poderem desenvolver as suas ideias de negócio, numa perspetiva de cocriação e utilização partilhada.
Esta parceria é alargada, também, a outras áreas de atuação comuns do CTCV e do CEARTE, como a inovação tecnológica, a formação profissional, a utilização de máquinas e equipamentos, a mentoria técnica e de inovação e a participação em projetos nacionais e internacionais ligados ao setor da cerâmica, cuja concretização será acordada caso a caso.
Este acordo vem, assim, “estimular, incentivar e apoiar o empreendedorismo nas áreas criativas e inovadoras da cerâmica e do vidro”. Para o diretor do CTCV, Baio Dias, vai apoiar os “formandos e ex-formandos que passam pela escola do CEARTE e que têm interesse em criar as suas obras”, dispondo, graças a este acordo, das instalações do CTCV.
Luís Rocha, diretor do CEARTE, destacou também a importância deste protocolo, que vem reforçar “a ligação entre duas instituições que estão ao serviço da população e das empresas em Coimbra”. Considera que a região “ganha um passo positivo, contribuindo para a renovação da cerâmica artística”.