25 de Setembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

CEARTE “desfilou” na Moda Lisboa e no Lisbon Design Show

26 de Outubro 2018

O Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património (CEARTE), sediado em Coimbra e com pólos em Semide, no concelho de Miranda do Corvo, e Cabaços, no concelho de Alvaiázere, esteve presente em dois dos eventos mais importantes da moda em Portugal – Moda Lisboa e LXD Lisboa Design Show.

Na Moda Lisboa, o CEARTE deu a conhecer os seus 32 anos de trabalho em artesanato, design e moda, num seminário sobre a atual relação entre estas três áreas, nomeadamente as vantagens da sua interligação, os pontos de divergência e os incentivos necessários à inovação.

Já no Lisbon Design Show (LxD), promoveu a conferência internacional “Tendências e Tradições 2018/2019”, para a qual convidou uma especialista internacional da Worth Global Style Network (WGSN) para abordar as principais tendências de moda, decoração, design e mercado como fontes de informação e inspiração para a produção artesanal e indústrias criativas. Na conferência, o CEARTE apresentou também o projeto CARPET – Craft, Art and People Together, com o objetivo de potenciar a mobilidade transnacional no setor das indústrias criativas.

O CEARTE levou, ainda, a Lisboa uma mostra de produtos artesanais de diversos artesãos/produtores e lançou também uma brochura com as tendências de moda e de consumo aplicadas ao artesanato.

Luís Rocha, diretor do Centro, considera que esta oportunidade de participar ativamente nestes eventos “é o reconhecimento do papel do CEARTE não apenas na formação do artesanato e do património em Portugal, como também no desenvolvimento contínuo e sistemático de projetos inovadores neste setor, e na difusão do conhecimento técnico e científico sobre uma das estratégias decisivas para o futuro do artesanato em Portugal – a relação Artesanato-Design-Inovação”.

Essa relação consubstancia-se, como realça o CEARTE, no facto de, hoje em dia, “os consumidores procurarem produtos feitos à mão, imbuídos de identidade cultural e de tradição, porém com estética contemporânea, exigindo ao artesão novas competências”. É precisamente na disponibilização de formação específica para estes artesãos que o CEARTE tem vindo a intensificar e a direcionar a sua atividade, acompanhando as necessidades do setor e contribuindo para a sua competitividade.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM