23 de Setembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

CEARTE aposta na formação à distância no artesanato

17 de Janeiro 2020

A criação de uma plataforma de formação à distância no artesanato junta sete entidades de referência neste setor, de sete países europeus. Uma delas é o CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património, que acolheu recentemente, na sua sede de Coimbra, uma reunião de trabalho que juntou, precisamente, representantes destas entidades que integram a parceria do “CRAFTS 3.0 – Supporting the transition of handicraft teachers and trainers to the Digital Age.

De acordo com o CEARTE, trata-se de “um projeto pioneiro” que assenta na criação de uma plataforma com módulos de formação à distância especificamente direcionados para o artesanato. Vem assim revolucionar este setor onde a transmissão do saber-fazer continua a assentar essencialmente na aprendizagem de mestre artesão para aprendiz ou, mais recentemente, na formação profissional organizada e certificada em centros de formação, complementada com formação em contexto de trabalho em empresas/ateliês do setor.

A plataforma, juntamente com um currículo europeu ECVET sobre competências TIC para formação em artesanato e complementada com um inovador APPs de aprendizagem suportada em telemóveis projetado para treinar formadores de artesanato, vai permitir alargar significativamente a oferta de formação em artesanato, possibilitando aos profissionais, em qualquer lugar, ter acesso gratuito à formação, o que atualmente não acontece pois para a formação é necessário constituir grupo de 15 pessoas, obrigando-as a deslocarem-se.

O CEARTE considera que este projeto representa “uma mais valia significativa no futuro da formação em artesanato, permitindo que os processos de aprendizagem se desenvolvam tanto nos espaços físicos de formação, como em ambientes à distância através de recursos tecnológicos sofisticados, como ainda nos contextos reias de trabalho”.

Para além do CEARTE (Portugal), integram o projeto entidades de Espanha, Inglaterra, Polónia, Grécia, Roménia e Irlanda.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM