A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro (CCDRC) premiou três projetos que se distinguiram pela forma como apostam nas boas práticas de envelhecimento saudável e ativo.
“Hospital amigo dos + velhos”, promovido pelo Hospital Arcebispo João Crisóstomo, de Cantanhede; “Palco em Casa”, da Sociedade Artística Musical dos Pousos, em Leiria; e “Walk-ID”, apresentado pela Universidade de Aveiro, são os três vencedores da quarta edição do concurso de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável na região Centro, promovido pela CCDRC, em colaboração com o consórcio Ageing@Coimbra.
O primeiro, vencedor na Categoria Saúde+, assenta num programa que visa a implementação sistemática de intervenções baseadas em boas práticas dirigidas aos idosos que são utentes do hospital, partindo de quatro elementos base – motivação, medicação, estado mental e mobilidade.
O segundo, vencedor na categoria Vida+, visa criar uma programação de Concertos de Bolso, que permita ao público alvo fruir de cultura, nas suas casas, no seu espaço, podendo convidar familiares e amigos, através da oferta de um bilhete, para assistirem a um espetáculo cultural escolhido por si, reduzindo assim a solidão e isolamento do idoso.
O terceiro, vencedor na categoria Conhecimento+, baseia-se no desenvolvimento de capas coloridas para equipamentos de auxílio à marcha, através da tecnologia de impressão 3D. São destinadas a seniores que frequentam espaços públicos e instituições de acolhimento.