18 de Janeiro de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Casa dos Pobres de Coimbra – Uma Casa, uma Causa: Obra Social ímpar

17 de Maio 2019

Por Jorge Veloso

Falar da Casa dos Pobres de Coimbra, atualmente sediada em São Martinho do Bispo, é falar de uma instituição que, desde 1935, promove a solidariedade e ação social de uma forma e com uma qualidade ímpares.

Várias foram as ilustres figuras conimbricenses, e não só, que dedicaram todo o seu esforço, saber, e grande parte do seu tempo, graciosamente, para que esta quase secular instituição conseguisse sobreviver aos tempos de maior crise.

Lembro aqui o Sr. Eng. Augusto Correia e o Sr. Aníbal Duarte de Almeida, pessoas que me deram a honra de serem meus amigos, com os quais contactei mais assiduamente, e que sempre procuraram resolver os problemas que iam surgindo, com humildade, honestidade e lealdade à instituição que representavam, contornando os obstáculos de modo a, enquanto pessoas amigas do seu próximo, resolverem situações de cariz social muito difíceis.

A Casa dos Pobres passou, com sabem, por várias etapas e localizações, começando no Pátio da Inquisição, passando depois na Praça do Comércio, alcançando em 1988 o Estatuto de Entidade Pública. Finalmente, em 2011, inaugurou as suas novas e modernas instalações em S. Martinho do Bispo, fruto do inquestionável trabalho de Aníbal de Almeida, um Homem de Causas, que manteve sempre um relacionamento de amizade e humildade com todos aqueles (e foram muitos) que contribuíram para esta importante obra, pelo que considero, ainda hoje, ser um dever, contribuir dentro das nossas capacidades, para esta importante e dignificante Obra Social.

Como atual autarca das Freguesias de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, lembro que todos nunca seremos muitos na ajuda a esta dignificante Obra, porque temos a certeza de que estamos a auxiliar uma nobre instituição, de enormes pergaminhos sociais, e que merece alcançar o sonho de completar a sua Obra, dotando-a de mais serviços e equipamentos que contribuam para o bem-estar e melhoria da qualidade de vida e para um saudável envelhecimento ativo dos nossos seniores.

Realço aqui, porque é de inteira justiça que o faça, o enorme empenho e dedicação da atual Presidente da Casa do Pobres, Dr.ª Maria Luísa, na prossecução dos interesses desta Nobre instituição, no esforço contínuo de cada vez servir melhor os seus utentes e, corajosamente, lançar as sementes para a realização deste sonho, do qual certamente acordaremos vendo a obra realizada.

Vamos então ajudar a Casa dos Pobres no seu enorme e reconhecido trabalho de cariz social, ajudando-a a realizar o que todos nós desejamos.

Cada sonho que deixe para trás, é um pedaço do seu futuro que deixará de existir”Steve Jobs.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM