13 de Maio de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Casa Dignidade apela à doação de alimentos para apoiar sem abrigo

12 de Março 2021

A Casa Dignidade lança um apelo à sociedade – pessoas particulares, estabelecimentos e empresas – para que, se puderem, auxiliem este projeto social com a doação de bens alimentares que possam ser utilizados na confeção de refeições para a população sem abrigo.

A funcionar, desde 2017, na Rua do Brasil, junto ao Parque Verde, a Casa da Dignidade serve semanalmente mais de 420 refeições quentes à população sem abrigo da cidade. De acordo com a Fundação ADFP, responsável por este equipamento social, este serviço é feito sem apoios da segurança social ou de outro organismo governamental, daí que, devido aos custos envolvidos, a instituição decidiu lançar uma campanha a solicitar produtos alimentares, que devem ser entregues na Casa Dignidade, para serem usados na produção das refeições.

Criado no âmbito do projeto “Sem-Abrigo Zero”, este ‘Refeitório com teto’ pretende garantir que as pessoas possam jantar sem ser na rua, podendo ter acesso a cuidados de higiene pessoal, como por exemplo poder lavar as mãos antes de tomar a refeição.

Funciona todos os dias, incluindo fins de semana e feriados, contando para tal com uma equipa de voluntários que garante a distribuição das refeições e todos os procedimentos que esta ação implica.

Para além das refeições, a Casa Dignidade presta também apoio psicossocial, como encaminhamento para outros serviços sociais, económicos e médicos. Assegura ainda acompanhamento psicológico aos sem-abrigo e sem-teto que o desejem, garante cuidados de higiene, banhos uma vez por semana e doa vestuário e agasalhos. Tem ainda uma sala de convívio muito utilizada durante os dias frios, com aquecimento, fruta, chá ou café, onde qualquer utente pode permanecer.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM