Carolina Rama anunciou a sua candidatura à presidência da Mesa da Assembleia Magna da Associação Académica de Coimbra (AAC) para o mandato 2023/2024.
A jovem iniciou o seu percurso académico em 2019, ingressando na Licenciatura de Direito, na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, tendo concluído a mesma no ano letivo de 2022/2023. Encontra-se atualmente a frequentar o Mestrado em Direito, no ramo Ciências Jurídico-Civilísticas, com menção em Direito Processual Civil, nessa instituição. No ano letivo de 2021/2022, Carolina Rama iniciou o seu percurso no associativismo como coordenadora do Pelouro “O Jurista”, no Núcleo de Estudantes de Direito da Associação Académica de Coimbra. No mandato de 2022/2023 assumiu a presidência da Mesa do Plenário no referido Núcleo.
A estudante decide, agora, apresentar a sua candidatura à presidência da Mesa da Assembleia Magna motivada “por uma vontade incessante de voltar a tornar as Assembleias Magnas num local feito de debate entre os estudantes e em prol dos mesmos e não um mero espaço, onde apenas se cumprem funções protocolares”, sublinhou.
A candidatura, segundo Carolina Rama, congrega como “pilares fundamentais a descentralização das Assembleias Magnas, o combate à falta de assistência das mesmas e uma maior dinamização na divulgação do local e dia da Assembleia”. Para tal, compromete-se a “fazer tudo para cativar a comunidade estudantil a participar nas mesmas, trazendo para cima da Mesa os temas que realmente preocupam os estudantes”.
De acordo com a jovem, “mais do que nunca urge consciencializar toda a comunidade estudantil sobre a importância de fazer regressar as Assembleias Magnas ao que foram noutros tempos: um momento de discussão calorosa e participativa, em prol da orientação do rumo da nossa ‘Casa Mãe’”.
Além de Carolina Rama, o atual vice-presidente da AAC Renato Daniel também anunciou, tal como já tínhamos noticiado, a sua candidatura à presidência pelo projeto “Por Ti. Pela Académica”. O jovem, que se encontra a realizar a especialização em Gestão e Economia da Saúde, saúda a candidatura de Carolina Rama e afirma que “não faltará a coragem a nenhum dos elementos comprometidos com este projeto para pedir a palavra em nome dos estudantes do Ensino Superior português de forma a abordar todas as suas problemáticas”. “A Assembleia Magna deve ser esse mesmo exato espaço de intervenção e vinculação política”, defendeu.
De recordar que o atual presidente da AAC, João Caseiro, já afirmou que não vai recandidatar-se a um terceiro mandato.
A Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra já tem data marcada para a realização das eleições, que terão lugar a 16 de novembro. O voto antecipado deve acontecer a 13 de novembro.
Em simultâneo, vão decorrer também as eleições para a Mesa da Assembleia Magna. De acordo com o regulamento aprovado em Assembleia Magna, a data-limite para a apresentação das candidaturas para a Direção-Geral e para a Mesa da Assembleia Magna é até às 17h00 de hoje (27). Até dia 31, as listas candidatas devem ser aprovadas pela Comissão Eleitoral e a campanha eleitoral acontece de 7 a 14 de novembro.
Caso exista mais do que uma lista e em caso de necessidade, a segunda volta poderá ser disputada a 23 de novembro.