O “Carnaval Coimbra 2025” prepara-se para sair à rua, nos dias 1 e 2 de março, na Praça do Comércio, em Coimbra. A autarquia de Coimbra assinou uma proposta de parceria com a Peripécias Culturais – Associação Cultural e Artística, para a organização deste evento durante os dois dias, prometendo assim um vasto programa de folia.
Esta parceria prevê uma comparticipação municipal de 25 mil euros para a realização da iniciativa.
O programa do evento conta, no sábado (1), com atividades dedicadas ao público infantil, diversas atuações musicais ao longo do dia e ainda o desfile itinerante do Bloco, cuja concentração terá lugar na Praça 8 de Maio e cujo itinerário vai passar pela Rua Visconde da Luz, Rua Ferreira Borges, Largo da Portagem e vai finalizar o seu percurso na Praça do Comércio.
No dia seguinte (2) está prevista a atuação de Rodrigo Silveira e Banda, que convida diversos artistas locais, e a atuação do Bloco La Repúbli-k de l’Avern, um bloco de percussão de Barcelona, que conta com mais de 20 anos de história e que tem uma grande ligação à cultura popular e aos movimentos sociais.
Antecedendo o evento principal, está também prevista a realização de três ensaios gerais do Bloco do Beco, que vão ter lugar nos dias 8, 15 e 22 de fevereiro, com lugar na Praça do Comércio, na Sé Velha e na Praça da República, respetivamente, e que vão ser abertos ao público em geral, estando a sua realização condicionada à existência de condições meteorológicas favoráveis.