6 de Abril de 2020 | Coimbra
PUBLICIDADE

Carnaval de Coimbra é no Bairro Norton de Matos

21 de Fevereiro 2020

Mais de 500 foliões são esperados, no domingo, no Carnaval do Bairro Norton de Matos. Promovido pela Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, este corso continua a crescer, afirmando-se como o “Carnaval de Coimbra” e atraindo cada vez mais visitantes.

De acordo com Graça Oliveira, responsável pelo pelouro de Cultura da Junta, este desfile regista, este ano, uma adesão recorde, com mais de 500 participantes confirmados e com os pedidos para ingressarem no corso a chegarem até aos últimos dias.

Em termos de grupos são cerca de 25, oriundos não só da freguesia mas de todo o concelho, testemunhando que, como desejava o presidente da Junta, Francisco Andrade, o Carnaval do Bairro Norton de Matos é hoje “o Carnaval de Coimbra”, uma posição que tem conquistado nos últimos anos e que reafirma nesta edição, mantendo assim viva uma realização cujos primeiros registos remontam há mais de um século atrás e que foi novamente reativada pelo executivo desta freguesia em 2001.

No Bairro Norton de Matos vão juntar-se, mais uma vez, pessoas de todas as idades, num verdadeiro encontro de gerações. Graça Oliveira enaltece o “caráter inclusivo” do corso, que vai reunir crianças, adultos, seniores e também pessoas portadoras de deficiência nesta tarde de folia, criatividade e diversão. “O corso continua a crescer a olhos vistos, temos grupos com mais de 30 pessoas”, explica, destacando a forte participação do tecido associativo do concelho de Coimbra e das escolas da freguesia, bem como das marchas dos Olivais, Arregaça e Santa Clara e dos grupos da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Coimbra e da “Cavalo Azul” – Associação das Famílias Solidárias com a Deficiência. Realça ainda, entre outras, a participação de uma fanfarra de Condeixa, que integra tanto crianças como adultos.

A estes grupos juntam-se, como habitualmente, os reis do Carnaval. Este ano o trono vai ser ocupado por Gelis Gonzalez, uma jovem basquetebolista cubana que joga atualmente no Olivais Futebol Clube, morando e trabalhando também na freguesia. Vai partilhar o trono com o mágico Telmo Melo, que é já presença habitual no corso dos Olivais.

A concentração dos grupos está marcada para as 14h30, na Rua Verde Pinho, onde começa, meia hora depois, o desfile. Os carros alegóricos e os foliões vão passar pela Travessa Verde Pinho, Rua Dr. Daniel de Matos, Rua Adolfo Loureiro, Rua de Macau, Rua Mouzinho de Albuquerque, Rua Pedro Álvares Cabral e Rua Dr. Daniel de Matos, terminando o corso na Praceta Infante D. Henrique.

Tal como tem sido habitual, haverá um júri para eleger as participações mais criativas e originais, sendo que os temas a apresentar por cada grupo serão os mais variados.

A festa vai animar todo o bairro, onde haverá também muitas outras atrações, como as habituais barraquinhas de farturas, pipocas e algodão doce, entre outras iguarias que agradam a públicos de todas as idades. De portas abertas estarão também os vários estabelecimentos comerciais da zona, contribuindo também este evento para impulsionar a economia local.

O corso conta com os apoios da Câmara Municipal de Coimbra, Fundação Inatel e empresa municipal Águas de Coimbra, que estará presente com uma carrinha a promover o consumo da água da torneira.

“Temos tudo preparado para que este seja um grande Carnaval”, assegura Graça Oliveira, congratulando-se com as previsões de bom tempo e deixando um convite a todos para que se vão divertir, no domingo à tarde, no Bairro Norton de Matos.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM