19 de Março de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Carlos Paredes recordado com grande carinho em Coimbra

7 de Fevereiro 2025

Carlos Paredes, nome incontornável da música nacional e uma das figuras mais emblemáticas associadas à guitarra portuguesa e ao fado de Coimbra, será recordado através de várias homenagens ao seu legado, que completa este ano 100 anos desde o seu nascimento.

Agendado para dia 15 de fevereiro está o espetáculo “100 Paredes”, no Convento São Francisco. O concerto reunirá diversos artistas e coletivos artísticos do concelho de Coimbra, envolvendo cerca de 300 participantes numa celebração que inclui uma orquestra comunitária, coro comunitário, além de expressões como teatro, dança e outras artes performativas.

Este espetáculo está sob a direção artística e musical de André Varandas e Bruno Costa, e conta com a liderança do maestro Artur Pinho Maria. Trata-se de uma produção multidisciplinar inspirada na obra de Carlos Paredes. A interpretação do guitarrista português Bruno Costa dará vida aos temas emblemáticos do compositor, numa fusão única com um acervo documental audiovisual sobre a sua vida e legado, criado por André Varandas. O resultado é uma experiência artística inesquecível, que homenageia, de forma singular, o mestre da guitarra portuguesa.

Também o Seminário Maior de Coimbra vai acolher um concerto de homenagem ao artista. Em palco estará “O Homem dos Mil Dedos”, projeto apoiado pelo Ministério da Cultura – Artes / DgArtes, que apresentará 12 obras de Paredes numa reinterpretação que o propõe como um dos mais importantes compositores do século XX. O concerto tem entrada livre e está marcado para as 17h30 de 16 de fevereiro, dia que assinala o centenário do nascimento do artista.

Com uma duração aproximada de 60 minutos, o concerto promete ser uma experiência única e intimista, convidando o público a redescobrir o génio por trás das melodias e dedilhados habilidosos. A entrada é grátis.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM