20 de Outubro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Cáritas testa novos serviços para ajudar utentes nas atividades diárias

28 de Julho 2021

Os utentes da Cáritas de Coimbra estão a experimentar botões que os lembram de beber água ou tomar medicação, uma nova resposta que a instituição está a testar junto dos cidadãos mais velhos que usufruem das respostas sociais de Centro de Dia e de Serviço de Apoio Domiciliário.

Este projeto, designado “Klikkit”, assenta num conjunto de botões programáveis à medida de cada utente, para que estes não se esqueçam de tarefas que têm que realizar diariamente. Resulta da aposta contínua que a Cáritas tem vindo a fazer com o intuito de melhorar e inovar nos serviços prestados aos seus utentes, resultando também da experiência e do trabalho que tem sido feito no âmbito dos diversos projetos nacionais e internacionais em que participa.

A solução “Klikkit” foi concebida para melhorar a adesão à terapêutica dos utentes mais velhos, tornando-os mais independentes e, como consequência, aliviando a carga dos profissionais de saúde ao nível da monitorização, aconselhamento e prestação de cuidados. O sistema consiste em três botões e um tablet que lembram o utente da ingestão de água, medicação ou de outras tarefas diárias, como ir jantar ou levantar-se da cama.

Esta investigação vai abranger 100 utentes da Cáritas de Coimbra e, à semelhança de projetos já implementados, os participantes serão divididos em dois grupos: o de intervenção e os de controlo. As 100 pessoas serão monitorizadas nestas tarefas pelos seus cuidadores habituais, mas apenas 50 experimentarão estes novos dispositivos tecnológicos. “No final, pretende-se fazer uma comparação sobre a eficácia destes botões e dos seus lembretes, em comparação com a autonomia destas pessoas ao fazerem estas três atividades, sem qualquer tipo de estímulo tecnológico. O resultado esperado, de forma geral, é o aumento ou, pelo menos, a manutenção da autonomia do adulto mais velho”, explica a Cáritas.

O “Klikkit” já está em andamento e as pessoas que receberam o sistema garantem que é muito útil. Uma das utentes, de 84 anos, tem dois dos seus botões programados para beber água e tomar a sua medicação antes de ir para o Centro de Dia. “Às vezes ainda estou na cama e ouço o botão a tocar e já sei que me devo levantar para ir tomar a medicação”, realça. A utente reforça a sua afirmação, dizendo que é um sistema muito útil e acha mesmo que poderia ser utilizado por pessoas de qualquer idade que devem também ser relembradas da importância de beber água, por exemplo.

A Cáritas de Coimbra está a testar o sistema devido a uma subcontratação e parceria com a empresa Hablab, coordenadora do projeto a nível europeu. Este estudo de avaliação está inserido nas atividades do projeto de investigação – Klikkit – cofinanciado pelo Programa Horizonte 2020 (H2020) da União Europeia Grant Agreement ID: 959492.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM