27 de Fevereiro de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Cáritas de Coimbra recolhe livros para criar Biblioteca Comunitária na Baixa

1 de Julho 2020

A Cáritas Diocesana de Coimbra quer criar uma Biblioteca Comunitária na Baixa. Para tal, através do seu Centro Comunitário de Inserção, localizado na Rua Direita, naquela área da cidade, lança uma campanha de recolha de livros – novos ou usados, independentemente do género literário (exceto livros escolares).

A nova biblioteca irá funcionar nas instalações do Centro e será aberta a toda a comunidade, sendo intenção da Cáritas criar “um espaço cultural, democrático e informativo” destinado a toda a população.

O Centro Comunitário de Inserção é já um equipamento com grande expressão na Baixa e pretende agora, com este espaço, facilitar o acesso da comunidade ao conhecimento e a democratização da informação, emprestando livros não só aos seus utentes como a toda a comunidade, que os pode consultar nas suas instalações. Tem também como objetivo “viabilizar processos educativos de formação de leitores, de modo a promover a cidadania, aumentar a autoestima e a integração social das pessoas na comunidade”.

A instituição adianta ainda que, no futuro, pretende promover atividades de animação e divulgação cultural destinadas aos diferentes públicos da comunidade envolvente e proporcionar condições para a reflexão, debate, crítica e o convívio. “Ambiciona-se despertar a curiosidade, a imaginação, a criatividade e a compreensão da sociedade, conduzindo a uma comunidade mais livre e esclarecida”, realça.

No âmbito deste novo projeto, serão dinamizados através “horas do conto”, clubes de leitura, tertúlias, comemoração de efemérides, consulta e requisição de livros. Também o Grupo de Teatro do Centro Comunitário de Inserção irá materializar o projeto “Contadores de Histórias” que levarão performances teatrais a espaços que as queiram receber.

Quem quiser participar nesta campanha pode depositar os livros na Rua Direita, n.º 101, das 9h30 às 17h30, de segunda a sexta feira. A Cáritas apela à participação de todos, para que, em conjunto, possa reunir “um grande número de livros” que torne possível a criação desta Biblioteca Comunitária.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM