O Farol, equipamento da Cáritas Diocesana de Coimbra, vai promover a 4.ª edição do Ciclo de Debates, intitulado “Visões sobre Saúde Mental e Dependências”, nos dias 25 de outubro, 8 e 29 de novembro.
“No âmbito da prática profissional na área da saúde, onde várias profissões interagem de maneira diversificada, torna-se imperativo esclarecer conceitos associados à doença mental e desmistificar os estigmas persistentes, muitas vezes exacerbados por fatores de risco”, afirma a Cáritas em comunicado de imprensa.
Este evento, que faz parte do plano de atividades do Centro, visa reunir diferentes especialistas e os seus pontos de vista, reconhecendo a importância da interdisciplinaridade no campo da saúde mental. “O objetivo é fomentar uma prática holística e eficaz, contribuindo para o desafio dos estigmas persistentes e para a promoção do bem-estar mental”, completa.
Os debates durante o ciclo vão explorar três temas: doença mental e perturbações pelo uso de substâncias: tratamento, reabilitação psicossocial e reinserção social; estratégias de comunicação em saúde e reinserção de pessoas com comportamentos aditivos e dependências: refletindo sobre o modelo de mediação social e comunitária.
Os debates estão programados para decorrer das 15h00 às 17h00, no Seminário Maior de Coimbra. A participação é gratuita, mas é obrigatório realizar inscrição, devido à limitação de vagas.