A Cáritas Diocesana de Coimbra iniciou hoje (1 de abril) a uma formação virtual, dirigida a cerca de 75 profissionais, numa medida de prevenção de eventuais necessidades que possam surgir nas suas Estruturas Residenciais para Idosos e Unidades de Longa Duração e Manutenção.
Numa altura em que a instituição tem algumas das suas respostas sociais encerradas, a Cáritas de Coimbra está a apostar na formação dos colaboradores dos Centros de Atividades de Tempos Livres, Creche e Jardim de Infância para que possam estar preparados para eventualidades no âmbito da pandemia Covid-19 e possam assim prestar auxílio a outros equipamentos.
Profissionais especializados das áreas da saúde, intervenção direta e nutrição, iniciaram hoje a partilha de conhecimentos com os colaboradores da instituição através de “live streaming” da rede social Facebook.
De acordo com a Cáritas, esta formação pretende preparar os profissionais para o contexto prático das Estruturas Residenciais para Idosos e Unidades de Longa Duração e Manutenção, conferindo aos participantes a oportunidade de absorverem informação sobre os comportamentos a adotar com os utentes e como atuarem como colaboradores. Fazem parte do programa regras de higienização e controlo de infeções segundo a Direção Geral de Saúde, como a utilização de luvas, máscaras de proteção ou equipamentos de proteção individual.
Serão também reforçados todos os cuidados de higiene a ter com utente desde banhos, higiene oral ou cuidados ao deitar, bem como transferência e posicionamento de doentes.
Cuidados a ter com a alimentação e hidratação e com as limpezas e tratamento dos lixos serão também contemplados durante a atividade de formação.
Esta é mais uma medida da Cáritas de Coimbra de sensibilização e de prevenção da situação preocupante que assola a Europa e o mundo, derivada do novo coronavírus.