27 de Setembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Cantanhede “viaja” amanhã ao sistema solar

11 de Outubro 2019

Oito investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) promovem amanhã (12 de setembro), em Cantanhede, uma viagem do sistema solar às estrelas e galáxias. Gratuita, esta sessão decorre, a partir das 17h30, na Biblioteca Municipal, integrando-se na Digressão Ignite Iastro.

Os investigadores vão dar a conhecer, de forma descontraída e acessível, temas atuais da investigação em ciências do espaço. Em menos de uma hora, vão falar das tempestades no sol, dos planetas que orbitam outras estrelas, das “cidades” de galáxias, do lado escuro do Universo ou dos instrumentos que permitem chegar tão longe.

“O gosto pela ciência está em todos mas, infelizmente, a ciência não chega a todos os locais com a mesma facilidade. No IA assumimos o dever, e o prazer, em comunicar a ciência que fazemos, e com a Digressão Ignite IAstro pretendemos levar um pouco da astrofísica e das ciências do espaço nacionais a todos os portugueses – muito em particular, aos que estão mais longe das grandes cidades”, explica José Afonso, coordenador do IA.

Esta é a 19.ª sessão da Digressão Ignite Iastro, iniciativa que está a percorrer Portugal e que pretende levar o universo às vilas e cidades mais afastadas dos grandes centros urbanos.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM