13 de Maio de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Cantanhede recolhe bens essenciais para ajudar famílias

16 de Abril 2021

O Município de Cantanhede lançou, no âmbito das comemorações do Dia das Boas Ações 2021, que se assinalou no domingo, uma campanha de angariação de bens essenciais que tem como finalidade apoiar as famílias do concelho que se deparam com maiores dificuldades.

Esta campanha solidária é promovida através do Banco de Recursos Colmeia, equipamento social da autarquia que presta, mensalmente, apoio a mais de 130 famílias, nomeadamente com a atribuição de géneros alimentares, produtos de higiene, têxteis, vestuário, acessórios, calçado, equipamento doméstico, eletrodomésticos, mobiliário, brinquedos, material didático, entre muitos outros. Este Banco de Recursos depara-se, no entanto, com “inúmeras carências particularmente ao nível de móveis e eletrodomésticos, não tendo, muitas vezes, capacidade para satisfazer as necessidades de quem recorre a esta resposta social”, alerta a Câmara de Cantanhede, lançando por isso um apelo à população para que doe aquilo de que já não necessita e que se encontre em perfeitas condições de ser reutilizado.

“Em virtude da crise pandémica que estamos a atravessar, o número de famílias vulneráveis tem vindo gradualmente a crescer, assim como as suas necessidades, algo que o Banco de Recursos Colmeia tem tentado colmatar da melhor forma”, explica Célia Simões. A vereadora com o pelouro da Ação Social e Saúde lembra, também, que “o Banco de Recursos vive única e exclusivamente à base de donativos”, apelando à contribuição da comunidade. Reforça ainda a sua vertente ecológica, já que “a recuperação, reutilização e reciclagem destes bens permitem uma maior proteção ao meio ambiente”.

Esta campanha decorre durante todo o mês e, de acordo com a vereadora, “algumas das lacunas mais prementes da instituição” são a nível do mobiliário, “como mesas de cozinha, roupeiro, camas, colchões ou cómodas, assim como eletrodomésticos ou cadeira de repouso (rebatível) para uma pessoa sem mobilidade”.

O Banco de Recursos Colmeia assume-se como uma resposta social solidária dirigida aos setores mais desfavorecidos da comunidade. É uma loja social, que presta um serviço de apoio imediato e direto, dando resposta às necessidades básicas e secundárias das famílias e indivíduos, que se encontram em situação de vulnerabilidade social e/ou económica, visando a promoção da melhoria das suas condições de vida através da atribuição de bens de várias espécies. Surge como um complemento da intervenção social do Município de Cantanhede dirigida a cidadãos e famílias, proporcionando o envolvimento da sociedade civil, empresas e cidadãos, na recolha dos bens, promovendo desse modo, competências no âmbito da cidadania, obedecendo à lógica do “Dar e Receber”.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM