14 de Maio de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Cantanhede: Museu único no mundo homenageia computador ZX Spectrum

23 de Abril 2021

O Sinclair ZX Spectrum foi um dos mais influentes microcomputadores europeus durante a década de 80. Foi lançado em Inglaterra, em 1982, pela empresa Sinclair Research e, hoje, é homenageado através de um museu português. O Museu LOAD ZX Spectrum é único no mundo e visa eternizar aquele que, para muitos, foi o seu primeiro computador pessoal.

A ideia parte de João Diogo Ramos, um dos grandes colecionadores internacionais nesta área, que explica que o museu foi idealizado pelo desejo de “reconhecer a importância destes objetos e agradecer a quem os criou”. Nascido em 1978, João orgulha-se de ter experienciado de perto a chegada do ZX Spectrum ao país. “Para uma criança dessa época, este foi um objeto extremamente importante, porque veio permitir que pudéssemos interagir com a televisão e jogar”, afirma.

Situado em Cantanhede, o museu LOAD ZX Spectrum é, de acordo com João Ramos, o local ideal para que “pais peguem nos filhos pela mão e lhes mostrem como é que foi o início dos computadores”. Para que o processo seja ainda mais aliciante, o museu contém diversas secções com todas as peças em exposição. Numa das salas, há computadores a pedir para serem utilizados, visto que “a maioria dos objetos estão disponíveis para o toque” com o intuito de “aproximar as pessoas” destas antiguidades.

Cerca de 90 por cento das peças que se encontram em exposição são da coleção de João Diogo Ramos. Contudo, não faltaram pessoas a querer contribuir com doações para o desenvolvimento deste que é um museu único no mundo. “Aceitamos doações e, desde que a pessoa nos autorize, fazemos sempre um agradecimento público”, refere o colecionador, frisando que “na página do museu temos a chamada «Wall of Thanks», onde colocamos uma referência ao nome da pessoa e a indicação do que é que doou”.

De Cantanhede para o mundo

O museu LOAD ZX Spectrum foi, oficialmente, inaugurado a 17 de outubro de 2020, em Cantanhede. Todavia, o projeto chegou ao público numa exposição preliminar, realizada em 2019, que fez sucesso a nível nacional e internacional. “Tivemos visitas de pessoas de vários países logo na primeira exposição”, revela João Diogo Ramos, sublinhando que, até ao início deste ano, o museu tinha recebido, em média, 300 a 400 visitantes, o que “em contexto de pandemia é uma surpresa”.

Questionado sobre a escolha de Cantanhede para morada deste museu, o colecionador não tem dúvidas de que “devemos sempre contribuir para o desenvolvimento da nossa região”. Referindo-se à Câmara Municipal de Cantanhede como “A” parceira, João Ramos frisa ainda que “para pôr uma iniciativa destas a andar é preciso ter muita paixão, dedicação e trabalho, mas também é preciso um espaço e recursos humanos e, nesse aspeto, o apoio da Câmara foi crucial”.

Após uma fase intensiva de confinamento, foram vários os museus que reabriram este mês. O museu LOAD ZX Spectrum está pronto para receber curiosos e amantes destes objetos de terça-feira a sábado, entre as 10h00 e as 18h00, com todos os cuidados e segurança.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM