A INOVA – Empresa de Desenvolvimento Económico e Social de Cantanhede está a proceder à substituição parcial da conduta de elevação e distribuição que tem origem na Central da Fervença e abastece o setor da Tocha. Este investimento insere-se no plano de renovação do sistema de abastecimento de água, intervenção que decorre de forma faseada, desenvolvendo-se atualmente os trabalhos entre a autoestrada A17 e o Largo da Tocha, nas freguesias da Sanguinheira e da Tocha.
“Trata-se de um investimento fundamental para prosseguir o plano de otimização do funcionamento da infraestrutura e de redução das perdas de água”, explica o presidente do Conselho de Administração, Idalécio Oliveira.
De acordo com a empresa municipal, a atual adutora/distribuidora, em fibrocimento, será substituída por uma nova tubagem, em ferro fundido dúctil de 250 e 350mm de espessura, com uma extensão de quatro quilómetros, que ficará dedicada exclusivamente à adução de água ao reservatório da Tocha. Em simultâneo, são remodeladas parcialmente as redes de distribuição das zonas de medição e controle da Sanguinheira e da Tocha, numa extensão aproximada de 3,6 quilómetros, incluindo a substituição das ligações domiciliárias e dos equipamentos de apoio ao combate a incêndios urbanos.
Depois de terminadas as obras em curso, o Município de Cantanhede vai avançar com a beneficiação de alguns arruamentos, como a estrada municipal 583 entre a Sanguinheira e o Largo da Tocha.
“O planeamento das obras está a ser levado a efeito de forma articulada com o Município de Cantanhede, no sentido de permitir a beneficiação dos arruamentos conjugada com as intervenções. A fiscalização e coordenação dos trabalhos presta especial atenção às condições de segurança, às implicações na circulação automóvel e ao cumprimento dos prazos, aspetos de fulcral importância para os objetivos de qualidade que se pretendem”, acrescenta Idalécio Oliveira.
Nesta primeira fase, o custo das obras, executadas em duas empreitadas, ultrapassa os 988 mil euros (mais IVA) e é comparticipado pelo POSEUR, no âmbito da candidatura para o Controle e Redução de Pedras do Sistema de Abastecimento de Água.
A candidatura abrange também outras intervenções de remodelação das redes de distribuição, nomeadamente em Cordinhã, Pena e Cantanhede.