23 de Junho de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Cantanhede entrega armadilhas para vespas velutinas a apicultores

7 de Maio 2021

A Câmara Municipal de Cantanhede disponibiliza cerca de 600 armadilhas para combate à vespa velutina a apicultores do concelho, medida que visa o controlo de ninhos existentes e a proliferação de novos. Estas armadilhas são entregues pelas respetivas Juntas e Uniões de Freguesias aos apicultores, que devem estar inscritos na Direção-Geral de Alimentação e Veterinária e apresentar explorações apícolas ativas no concelho, ficando assim, de forma voluntária e responsável, encarregues pela instalação, manutenção, substituição do atrativo e posterior recolha, evitando o seu abandono, originando impacto negativo no equilíbrio dos ecossistemas.

A iniciativa insere-se no estudo que a Proteção Civil Municipal se encontra a desenvolver e que tem por objetivo avaliar a relação entre a colocação de armadilhas para captura das vespas fundadoras e o aparecimento de novos ninhos.

Recorde-se que o Município de Cantanhede tem vindo a desenvolver uma intensa campanha de monitorização e controlo da vespa velutina (ou vespa asiática), desde que esta praga foi detetada no concelho, em 2015, na freguesia de Murtede. Desde então, todos os ninhos identificados, num total de 1.074, foram destruídos e, desses, 436 só no último ano. “Este número reflete um crescimento de 12,5 por cento face ao ano anterior, o que se explica em grande medida pelo efeito das campanhas de sensibilização desencadeadas para mobilizar os munícipes a reportarem rapidamente aos serviços camarários os vespeiros que surjam no território e também pela capacidade de resposta das equipas que procedem à sua destruição”, explica o Município.

A sinalização dos vespeiros deve ser comunicada aos serviços da Proteção Civil Municipal de Cantanhede através do número 231 423 818 (09h00 – 17h00 de segunda a sexta-feira) ou através dos endereços geral@cm-cantanhede.pt e protecao.civil@cm-cantanhede.pt


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM