As comemorações do 25 de Abril vão decorrer, amanhã, em Cantanhede num formato inédito, através das plataformas digitais. Esta é, aliás, a opção que a maioria dos municípios está a adotar para celebrar esta data que tanto simbolismo tem para os portugueses.
No âmbito das medidas preventivas de contágio por Coronavírus, que a autarquia tem vindo a adotar, as comemorações do 46.º aniversário do 25 de Abril, organizadas pela Assembleia e Câmara Municipal de Cantanhede, não decorrerão em modo presencial. Assim, a habitual sessão solene no salão nobre dos Paços do Concelho será este ano, a título excecional, substituída por um programa não presencial, com alguns momentos simbólicos de forma a honrar os valores conquistados pela Revolução de Abril de 1974.
A autarquia destaca vários momentos musicais, o simbólico hastear das bandeiras na sede do concelho e nas freguesias e a deposição de coroa de flores junto do busto de Jaime Cortesão. O momento evocativo será feito em modo virtual, através das plataformas digitais. Para além de uma mensagem carregada de simbolismo, terão lugar ainda as intervenções de todas as forças políticas com representação na Assembleia Municipal, do presidente da Assembleia e da presidente da Câmara Municipal. A gravação das mensagens será publicada nos espaços online do Município de Cantanhede: site, redes sociais – Facebook e YouTube.
O programa contempla ainda a divulgação da iniciativa que já é um movimento a nível nacional, “Aceite o desafio!”, que apela à participação em casa, mais concretamente em vir cantar à janela a canção Grândola Vila Morena. Foi também lançado o desafio à criatividade das crianças e jovens com a iniciativa “Desenhar a Liberdade…”, que apela ao envio de fotografias de trabalhos, nomeadamente de desenhos, maquetes, trabalhos manuais, ou outros, sempre alusivos ao 25 de Abril.
Ainda no âmbito das comemorações do 25 de Abril, “Cantanhede convida a recordar…” algumas memórias das atuações da Associação de Músicos do concelho de Cantanhede e do CANTEMUS em celebrações anteriores, no site e na página de Facebook do Município, mostrando como a música e a poesia têm “a capacidade de criar esperança e força nos momentos difíceis decisivos, aliás como estes tempos que vivemos”.