15 de Março de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Cantanhede apoia famílias, empresas e instituições

4 de Dezembro 2020

A exemplo do que aconteceu na primeira vaga da Covid-19, a Câmara de Cantanhede decidiu apoiar as famílias, empresas e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), ao financiar a redução das despesas com o consumo de água, descarga de águas residuais e produção de resíduos urbanos aos utilizadores deste tipo de serviços que se encontrem em situação de perda de rendimentos. Os beneficiários devem apresentar requerimento, até dia 15, na INOVA-EM. Esta é uma das 40 ações implementadas pela autarquia para mitigar o impacto económico e social da Covid-19. No que diz respeito às famílias, as que se encontrem numa situação em que qualquer dos elementos do agregado tenha uma diminuição superior a 1/3 nos rendimentos podem solicitar a isenção das tarifas fixas de abastecimento de água, águas residuais e resíduos sólidos e, cumulativamente, o alargamento do 1.º escalão da tarifa variável do serviço de abastecimento de água, de 5m³ para 15m³. Relativamente às empresas, são beneficiárias do mesmo tipo de isenção as que apresentem uma quebra da faturação igual ou superior a 40 por cento. Já as IPSS’s e bombeiros ficam isentos de todas as taxas.

O Município criou também o Fundo Municipal de Emergência de Apoio Empresarial para mitigar o impacto económico da pandemia na atividade dos agentes económicos. Com uma dotação de 100 mil euros, esta ajuda destina-se a empresas do concelho com até 25 trabalhadores (incluindo os administradores ou gerentes) e que que tenham registado, em 2020, quebra de faturação igual ou superior a 1/3 em relação ao período homólogo de 2019.

A Câmara realça, também, que está “inteiramente disponível” e “profundamente empenhada” em colaborar na campanha de vacinação contra a Covid-19, logo que as vacinas estejam disponíveis e as autoridades de saúde queiram avançar com o processo. Esta disponibilidade foi manifestada pela presidente, Helena Teodósio, que considera necessário “planear-se desde já toda a operação logística que vai ser preciso desencadear para que toda a gente seja vacinada o mais rapidamente possível”.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM