23 de Março de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Candidaturas ao Prémio Miguel Torga decorrem até final de fevereiro

12 de Fevereiro 2020

As candidaturas ao Prémio Literário Miguel Torga/Cidade de Coimbra 2020, que se destina a galardoar um autor português ou de um país de língua oficial portuguesa pela melhor obra de ficção narrativa nas categorias de romance, novela e conto, estão a decorrer até ao dia 29 de fevereiro.

Só são admitidas obras escritas em português, de autoria única, podendo tomar a forma de contos inéditos. Cada concorrente pode apresentar mais que um trabalho, no entanto, devem ser enviados separadamente e com pseudónimos diferentes. O vencedor deste concurso bienal terá direito a um prémio no valor de cinco mil euros e à edição da obra premiada.

Os trabalhos literários devem ser apresentados em texto impresso de um só lado, em formato A4, páginas numeradas, espaçamento 1,5 e com o tipo de letra “Times New Roman” no tamanho 12. O mínimo de páginas será de 100 e o máximo 150 e devem estar devidamente agrupadas e agrafadas. É obrigatório a capa conter o título da obra e o pseudónimo do autor.

O concurso bienal, criado pela autarquia com o intuito de homenagear Miguel Torga, que visa estimular a criação literária e o aparecimento de novos autores, vai ter como jurados o presidente da Câmara, Manuel Machado, e mais quatro personalidades (duas designadas pela autarquia, uma pelo reitor da universidade e outra pela Associação Portuguesa de Escritores). A classificação será feita até um prazo de 60 dias e o vencedor não poderá concorrer nas duas edições seguintes.

Os interessados em participar devem entregar os originais nos serviços de atendimento da Câmara Municipal ou enviá-los por correio registado, com aviso de receção, em envelope fechado, com uma indicação exterior “Prémio Literário Miguel Torga” para a morada Câmara Municipal de Coimbra, Praça 08 de Maio, 3000-300 Coimbra, com a data do registo postal.

Sublinha-se que por cada obra devem ser enviados cinco exemplares, assinados com pseudónimo não conhecido e que o concorrente use pela primeira vez, em envelope fechado também ele assinado e, no seu interior, a identificação do autor, incluindo o nome, telefone e morada.

O concorrente poderá ser expulso na sequência do incumprimento de qualquer uma das regras.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM