Coimbra foi a primeira cidade portuguesa a submeter a candidatura a Capital Europeia da Cultura (CEC) 2027. O documento foi enviado na semana passada, a 16 de novembro, para análise do júri internacional e a apresentação oficial vai decorrer a 1 de dezembro. Tratou-se de um momento histórico, já que a candidatura submetida agrega o trabalho desenvolvido durante o percurso de preparação e, ainda, as grandes áreas em torno do qual será estruturado o programa de Coimbra, que resulta da união de várias forças e que aposta na promoção do que de melhor Coimbra e a região têm para oferecer.
“Este é um momento inigualável”, disse Luís de Matos, coordenador do Grupo de Trabalho da Candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura em 2027. “Ver materializada a caminhada percorrida nos últimos anos, o trabalho de centenas de pessoas que querem fazer de Coimbra o epicentro da cultura e os grandes sonhos que temos para o Município no âmbito da CEC 2027 é, sem dúvida, o momento mais alto deste percurso”, acrescentou, agradecendo toda a entrega deste Grupo de Trabalho, bem como o “apoio do Município e de todos os parceiros que quiseram, desde o primeiro dia, fazer parte deste projeto”.
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, destacou a importância desta candidatura e deste título para toda a região Centro. “Esta foi, desde o primeiro dia, uma candidatura inclusiva. Uma candidatura que conseguiu ultrapassar as fronteiras do nosso Município e que conseguiu reunir e valorizar o que de melhor toda esta região tem”, referiu. O autarca acredita que “o título de Coimbra 2027 será um importante elo de ligação”, que “permitirá elevar o que de melhor Coimbra, mas não só, tem para oferecer”.
Depois da submissão do documento, o Município de Coimbra está agora a preparar o evento de apresentação do Bid Book da candidatura, que acontecerá a 1 de dezembro e onde serão dadas a conhecer as linhas gerais do documento e as suas grandes áreas programáticas.
Quanto à decisão do júri internacional e à divulgação da lista das cidades selecionadas deverá ser conhecida até ao final do primeiro trimestre de 2022.