A campanha de vacinação contra a gripe do Centro de Saúde da Fernão de Magalhães está a decorrer, desde segunda feira, no Pavilhão da Palmeira, contando com o apoio da União de Freguesias (UF) de Coimbra e do Sport Club Conimbricense. Esta ação vai prolongar-se até finais de novembro, decorrendo em duas fases e por marcação, de forma a evitar ajuntamentos, devido à atual situação de pandemia.
A vacinação dos utentes é feita no Pavilhão da Palmeira, na Rua Simões de Castro, na casa do Sport Club Conimbricense, que, prontamente, se disponibilizou para ceder o espaço, devido à falta de condições do Centro de Saúde da Fernão Magalhães para realizar, com sucesso e de acordo com as normas de segurança da Direção Geral de Saúde, uma campanha de vacinação desta dimensão. De acordo com os dados divulgados, no total, são elegíveis para vacinação 8.361 utentes das duas Unidades Funcionais do Centro de Saúde Fernão de Magalhães.
Os utentes estão a ser convocados via telefone e/ou carta e devem comparecer à hora marcada, com vestuário que facilite a administração da vacina. As Unidades do Centro de Saúde Fernão de Magalhães recomendam que levem uma camisola fácil de tirar e por baixo manga curta.
A UF de Coimbra disponibilizou-se, de imediato, para “apoiar e contribuir, ativamente, para o bom funcionamento da campanha de vacinação”, assumindo a responsabilidade por “toda a logística necessária, como a sinalética de segurança, indispensável face à situação atual”.
As questões técnicas e administrativas, como o contacto com os utentes, as marcações e a gestão dos recursos humanos ficaram a encargo das respetivas Unidades Funcionais. Os utentes que não possuem marcação podem contactar, via telefone, a UCSP Fernão de Magalhães ou a USF Coimbra Centro para que seja possível proceder ao agendamento.