A 30.ª edição do festival Caminhos do Cinema Português decorre em Coimbra de 16 a 23 de novembro, celebrando a diversidade da cinematografia portuguesa.
Este evento vai reunir mais de 130 filmes em 53 sessões competitivas e paralelas, destacando produções que vão do cinema profissional às obras académicas e experimentais.
Os principais desafios competitivos do festival dividem-se em três seções: Seleção Caminhos – para obras de cineastas profissionais; Seleção Ensaios – voltada para produções de escolas de cinema; e Outros Olhares – destinado a abordagens inovadoras e à procura de novas linguagens.
Este ano, o festival homenageará o ator Luís Miguel Cintra com o Prémio Ethos, entregue pela atriz Isabel Ruth.
Além das exibições, o festival contará com workshops, masterclasses, exposições e um programa de apoio a novos projetos cinematográficos – “Incentivar” -, nos dias 21 e 22 de Novembro, e que tem as candidaturas abertas até dia 16.
As atividades acontecem em locais icónicos de Coimbra, como o Conservatório de Música, a Casa do Cinema, e o Teatro Académico Gil Vicente, expandindo-se ainda para cidades vizinhas como Penacova, Mealhada e pela primeira vez à Figueira da Foz e Coruche.
No ano em que se assinalam os 50 anos da Revolução dos Cravos, o festival dedica especial atenção à memória do 25 de Abril, presente em vários filmes da programação geral. Destaque para a sessão, a 16 de novembro, pelas 14h30, na Casa do Cinema de Coimbra, focada na memória local com a exibição de “Ó Manel! Há uma revolução em Lisboa”, que oferece um retrato único do 25 de Abril em Coimbra.
A organização busca aproximar o público do cinema português e oferece passes acessíveis. O preço normal, pontual, é de seis euros. Estudantes têm o bilhete reduzido para 4,50 euros. Haverá um passe para 10 sessões por um preço de 45 euros, ou 35 euros para o reduzido. Também há o passe geral, para todas as atividades, sessões e horários por um custo global de 50 euros, mas se for adquirido até amanhã (9) fica a 25 euros.
Este evento é organizado pela Caminhos do Cinema Português em parceria com a Universidade de Coimbra.