14 de Novembro de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Caminhadas da LPCC sensibilizam para prevenção do cancro da mama

4 de Outubro 2024

O lema mantém-se o mesmo “Pequenos Passos, Grandes Gestos” (PPGG) e é com este apelo que o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) realiza mais uma edição das caminhadas solidárias, que, todos os anos, reúne milhares de sobreviventes do cancro da mama, familiares e apoiantes, em sete cidades da região Centro.

No âmbito do “Outubro Rosa”, a iniciativa vai decorrer em Coimbra no próximo dia 12, pelas 15h00, tendo como ponto de partida a Praça 8 de Maio e passará pelo centro histórico da zona ribeirinha, terminando nos jardins do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha.

O principal objetivo desta iniciativa é sobretudo sensibilizar a sociedade para a importância da prevenção e rastreio do cancro da mama, bem como prestar apoio às mulheres e também aos homens que enfrentam esta doença.

Em 2023, a caminhada “Pequenos Passos, Grandes Gestos” contou com a participação de 15 mil pessoas, no entanto, a organização espera superar esse número.

Natália Amaral, secretária-geral da Direção da LPCC.NRC, destacou, durante a apresentação da iniciativa, a importância do diagnóstico precoce e do rastreio “que configura uma das áreas de intervenção social prioritárias da LPCC” e que, em 2023, registou a participação de cerca de 400 mil mulheres em todo o país, lembrando que “quando o cancro é diagnosticado a tempo, a taxa de cura pode atingir os 90%”.

Desde a sua primeira edição, em 2010, as caminhadas PPGG já contaram com a adesão de cerca de 135.000 participantes e permitiram angariar valores para a continuidade da missão da LPCC, nomeadamente através da aquisição de equipamentos essenciais para o diagnóstico de cancro da mama.

Ana Cortez Vaz, vereadora da Câmara Municipal de Coimbra, apela à prevenção e lembra que esta doença não afeta somente mulheres. “A melhor forma que temos de combater o cancro é prevenir, diagnosticar o mais cedo possível. Relembramos que o cancro da mama não atinge apenas as mulheres, existe também nos homens”.

A Liga Portuguesa Contra o Cancro, em representação da EUROPA DONNA PORTUGAL (Coligação Europeia Contra o Cancro da Mama) e através do Movimento Vencer e Viver, promove a iniciativa “Outubro Rosa”. Este programa é constituído por voluntários que são pessoas sobreviventes ao cancro da mama.

 

LPCC procura voluntários para peditório

A Liga Portuguesa Contra o Cancro está à procura de voluntários para o peditório de rua que se vai realizar de 31 de outubro a 3 de novembro.

Todos os anos, a LPCC organiza esta ação de forma a angariar fundos para dar continuidade e garantir a concretização dos seus projetos para o apoio ao doente oncológico, os seus cuidadores e apelar à promoção da saúde e à prevenção do cancro.

A participação é consoante a disponibilidade de cada um dos voluntários, mas é obrigatória a inscrição através de um formulário.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM